Publicado em

A Magia da Canoagem Oceânica

A magia da Canoagem Oceânica está no ar a mais de dez mil anos! De acordo com o entendimento literal do significado “magia”, afirma-se que: por meio de rituaisfeitiçosorações ou invocações, é possível fazer com que forças ocultas atuem sobre o ambiente, modificando, por exemplo, a vontade, o agir ou o destino das pessoas. Essa concepção, no entanto, é tida como irracional pela ciência.

É a pura verdade. Não se trata apenas de uma prática esportiva ou de aventura, como preferir, mas sim, uma cultura e herança riquíssima dos moradores do ártico. Então, quando você vem a conhecer um pouquinho mais dessa história e você acaba por ter a experiência em um caiaque, sua vida muda, seu destino se altera, seus sonhos voam longe.

Não há ciência que explique como desde muitos milênios atrás o tal barquinho, o “qajaq” feito em madeira e couro sobreviveu até os dias de hoje. Sabem por quê? Porque este barquinho acima de tudo, é considerado a embarcação de propulsão humana a remos mais eficiente entre todas. Lá atrás da história ele era o principal meio de locomoção e transporte para o povo esquimó. Algo como nossos carros de hoje.

Seu grande atributo pode estar em sua autonomia de viagem e sua dinâmica de ser uma embarcação a prova de tudo. Facilmente aparece a pergunta: Esse barquinho vira? Sim, ele é desenvolvido para virar e desvirar com facilidade através de uma técnica chamada “rolamento de esquimó”. Sendo assim, o caiaque pode enfrentar ondas sem se alagar.  Então, não há limites para seu uso. Seja para um passeio de poucas horas em águas tranquilas até expedições incríveis que duram anos por ao redor de continentes imensos!

Outra magia da canoagem é viajar em caiaques. Realizar turismo por sobre águas é transformador, é além de uma modalidade, trata-se de um estilo de vida, por tanto o que proporciona no sentido da aventura integrada a ela. Particularmente, em qualquer remada, curtinha, um passeio por praias habitadas, ao se aportar nas areias o que vem à tona é a sensação de exploração, de uma conquista por água, silenciosa, como nossos ancestrais conquistaram terras a milênios atrás. E ainda temos muito a explorar.

“A magia, antigamente chamada de Grande Ciência Sagrada pelos Magos, é uma forma de ocultismo que estuda os segredos da natureza e a sua relação com o homem..”. Os caiaques realmente foram uma criação que até hoje nos intriga, pois, suas linhas de montagem e dinâmicas permanecem nos dias atuais.  Verdadeiramente, é uma ciência sagrada na elaboração de barcos. A relação com o homem? Dizem os esquimós que: quando se unem através de suas saias e se conectam ao barco, tornam-se um só, possuindo cabeça, tronco e convés.

Por:

ALVARO WALENDOWSKY

Instrutor de Canoagem Oceânica - Certificado ACA Nível 4

Na CANOAGEM TURISMO destacam-se suas expedições como a descida do Rio Cristalino no MT (300km/7 dias/2009) com Toni Ossi. Sozinho fez a circunavegação da Ilha de Santa Catarina (140km/4 dias/2011), Acompanhado do chileno Juan Zuazo, remaram do Rio Exploradores a Laguna Glaciar San Rafael e Retorno (280km/9dias/2011). Peruíbe SP – Paranaguá PR (240km/7 dias/2017), Cananéia SP – Penha SC (240km/7 dias/2018) e diversas outras pela costa catarinense, seu campo de treinamento. . No Alaska em 2013 realizou sua mais longa expedição ao cruzar o Golfo do Alaska de Whitier a Port Valdez em caiaques oceânicos e nas Montanhas Chugach, numa só expedição, totalizando trinta dias de viagem sob a luz do sol do verão do Hemisfério Norte. No Chile cruzou duas vezes os Fiordes da Patagônia (2009/2014).  Na Argentina, Alvaro, Sarita e Pablo Passera remaram com as baleias Franca na Península Valdes (5 dias/2014). Sua mais recente expedição aconteceu pelas gélidas águas do Lago Titicaca (3.810m.a.n.m.) em uma circunavegação solitária de 400km / 12 dias entre dois países, Peru e Bolívia (19-31/07/2019). 

Este artigo que faz parte da nossa série de publicações Descobrindo a Canoagem Oceânica, produzida em parceria com a Sea To Summit Brasil e Gear Tips. Um canal especializado em Equipamentos de Aventura destinados à pratica de Hiking, Trekking e outras atividades Outdoor.