Publicado em

CANOAGEM & TREKING Guarda do Embaú & Rio da Madre 2 DIAS

Guarda do Embaú & Rio da Madre

A Guarda do Embaú é uma paradisíaca vila de pescadores situada a cerca de 46 quilômetros ao sul da Capital catarinense, Florianópolis. E trata-se de um destino que você não pode deixar de conhecer e apreciar as belezas naturais deste cantinho do paraíso.

Nosso roteiro vai levar você a conhecer este lugar encantador por terra e águas através de uma linda caminhada em forma de circuito, deixando a Guarda, passando pela Praia de Cima da Pinheira, seguindo por trilha, cruzando praias desertas e chegando novamente á Guarda do Embaú por sobre seu famoso costão norte, onde, você terá um visual incrível de uma das mais belas praias do Brasil e do mundo!

De cima deste costão, você avistará o Rio da Madre, um rio a beira mar. O Rio da Madre é um rio que nasce na Serra do Tabuleiro e desemboca de encontro ao oceano na praia da Guarda. Praia esta que se tornou uma “surf city” após ser “descoberta” por surfistas e hippies nos anos 70 e em 2016, foi aprovada oficialmente como 9ª Reserva Mundial de Surf e a 1ª do Brasil pelo Conselho Visional das Reservas Mundiais de Surf (WSR).

Paralelo ao poder das ondas está a tranqüilidade do leito das águas deste rio que acaba por proporcionar uma excelente condição de canoagem em águas calmas. Um lugar perfeito para iniciantes vivenciar uma experiência única em um paraíso natural do sul do Brasil acompanhado de experientes profissionais que conhecem os cantos e encantos desse paraíso a mais de 15 anos!

DURAÇÃO: 02 dias – 01 noite (Acampamento no Camping Beira Rio ás margens do Rio da Madre)

VAGAS: 04 Participantes

ATIVIDADES: Canoagem em águas protegidas – Caminhada – Camping com estrutura

DIFICULDADE: Baixa (Águas calmas). Requer resistência física baixo-moderada. Podem-se encontrar dificuldades como ventos contrários.

LIMITE DE IDADE: A partir de 16 anos. *Com autorização dos pais/responsáveis.

NÚMERO DE GUIAS: 01 – 02

MELHOR ÉPOCA: Todo o ano. *Sujeito a alterações conforme condições climáticas.

CULTURA LOCAL: Conforme informações baseadas em moradores nativos da região o nome Guarda do Embaú surgiu devido aos fatos de que séculos atrás, naufragou um navio pirata que navegava pela região. Como os piratas possuíam tesouros, se viram obrigados a enterrá-los guardados em baús nessa costa. Também existem relatos que os jesuítas enterravam tesouros em baús nas praias durante a Guerra dos Farrapos. Com o passar do tempo, foi sendo criada a história de que haviam tesouros enterrados guardados em baús na região, o que acabou dando origem ao nome atual da localidade. Sua cultura é baseada na pesca artesanal e do surfe.

ATRATIVOS NATURAIS: A região faz parte do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, área ambiental protegida com uma área de mais de 87.000 hectares de floresta com preservação permanente. Entre seus rios está o Rio da Madre, além de córregos e mata nativa dando a você as boas-vindas todos os dias, com a brisa revigorante das árvores, o canto dos pássaros e o perfume da mata. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro é a maior unidade de conservação do Estado de Santa Catarina, com uma extensão de 87.405 hectares que abrangem áreas de nove municípios, entre eles Palhoça. A região do Rio da Madre está situada em uma área coberta pela Mata Atlântica e destaca-se um micro clima e uma eco região terrestre considerada pelo estudo do Banco Mundial de máxima prioridade regional para a conservação.

COMO CHEGAR:

De automóvel: O acesso é feito pela rodovia BR-101. Para quem vem do Norte a Guarda fica 50 km após Florianópolis. Para quem vem do Sul o acesso está cerca de 40 km após Imbituba. Para ambos, utilize o acesso pelo viaduto indicando Guarda do Embaú / Pinheira.

De avião: A melhor opção é pegar um avião até Florianópolis e continuar a viagem de táxi ou ônibus. O aeroporto de Florianópolis possui opções de vôos para diversas cidades Brasileiras.

De ônibus: A empresa que faz a linha Florianópolis/Palhoça (Guarda) é a Paulotur, que sai do Terminal Central de Florianópolis, próximo à rodoviária. Os horários variam das 7h às 20h20. O telefone da Paulotur é o (48) 3244-2777.

Distâncias: Curitiba 350 Km – Florianópolis 50 Km – São Paulo 780 Km – Rio de Janeiro 1.114 Km

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1

9h – Início dos serviços – Encontro do grupo (Camping Beira Rio) para instruções previas com caiaques, equipamentos pessoais de segurança e informações gerais. Neste momento será definido a OPÇÃO de atividade, podendo-se iniciar pela caminhada seguida da canoagem e/ou vice e versa, conforme condições de ventos e tempo.

10h30min – Início da OPÇÃO escolhida:

19h – Janta / Confraternização

 

Dia 2:

8h – Café da Manhã

9h – Início da atividade do dia. Canoagem e/ou caminhada.

15/16h – Previsão de chegada ao Camping Beira Rio – Fim dos serviços.

 

OPÇÃO 1– Remada sentido vila da Gamboa pelos canais centrais do rio. Leve caminhada cruzando a duna até o mar com um lindo visual e outra perspectiva do lugar. Retorno com possibilidade de parada na praia principal e foz do rio no início ou no fim desta atividade. (8 a 12km / 4 a 5h)

OPÇÃO 2– Com o objetivo de chegar a Lagoa do Ribeirão Grande passando por alguns canais do rio ou não. (16km – 5 a 6h)

OPÇÃO 3 – Com o objetivo de subir o rio sinuosamente, cruzando a BR101, explorar a área e retorno. (25km – 6 a 8h)

OPÇÃO 4 – Remadas mais curtas aproveitando os canais do rio, vila da Gamboa e praia principal na intenção de tornar a atividade ainda mais recreativa e leve.

*Distâncias, percursos e tempo da atividade pode variar conforme a resistência física e experiência do grupo em geral.

 

 PRE-REQUISITOS:

+ Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada: Espera-se bom preparo físico, mas não é pré-requisito.

+ Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve estar ciente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo nas regiões mais selvagens e arredores dos acampamentos.

 

CONSIDERAÇÕES:

Importantes detalhes a serem considerados para todos os participantes para participação neste programa – E o que esperamos de nossos participantes:

+ Flexibilidade e senso de humor farão sua viagem se tornar ainda mais agradável.

+ Não crie expectativas de que tudo ocorra com perfeição ou previsão, mas sim, espere viver dias intensos;

+ Fazer sua parte no trabalho em grupo;

+ Atitude mental positiva em situações inesperadas;

+ Entender que todas as atividades na natureza podem indicar risco;

+ O programa pode ser modificado em qualquer estagio devido às condições de tempo (decisão do guia) que possam afetar a segurança do grupo;

+ Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.

+ Você deve considerar mudanças de tempo: chuva, ventos,

+ Ajudem uns aos outros, assim, TODOS poderão curtir ao máximo seu tempo livre após trabalho de cozinha, louças, montagem de barracas etc.

+ Nós, NÃO queremos deixar nenhum traço da nossa visita, praticaremos atos baseados em princípios éticos ambientais para minimizar todo e qualquer impacto ambiental possível. 

 

RISCOS ENVOLVIDOS:

– Queda de materiais pessoais, como por exemplo, máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau dentre outros na água, nos costões (Risco do participante)

– Lesões leves, graves ou gravíssimas pelo não cumprimento das orientações do(s) guia(s);

– Escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, entre outros.

 

CHEK LIST: (O QUE TRAZER)

Para remar:

+ Camisa Dry / Lycra (Dê preferencia aos tecidos sintéticos e mangas longas para proteção ao sol)

+ Anoraque Impermeável e/ou Jaqueta Corta Vento (Repelente a água) para dias chuvosos e/ou frio – Extremamente importante!

+ Chapéu / Boné / Viseira

+ Bermuda de Neoprene / Lycra / Nylon

+ Botinha ou sapatilha de neoprene/borracha / Papete – Para proteção em contato dos calcanhares com a fibra, agua fria e para portagens molhadas. (Item obrigatório – Disponível)

+ Óculos de sol (Opcional) – Se trouxer, use tiras para evitar a perda do mesmo

+ Sistema de hidratação: Garrafa, cantil, mochila de hidratação

+ Protetor / Bloqueador solar esportivo ou de grande resistência à água

+ Protetor labial

+ Repelente de insetos.

+ Mochila pequena para seus itens pessoais durante a caminhada / remada.

+ Câmera fotográfica/vídeo! (Dê preferência às câmeras a prova d’água). Caso a sua não seja, preocupe-se em protegê-la com sacos ou caixas estanques.

 

Para acampar:

+ Isolante Térmico

+ Saco de Dormir para temperaturas relacionadas a época do ano

+ Barraca

+ Lanterna (Dê preferência às lanternas de cabeça)

+ Prato / Talher / Copo (Dê preferência a materiais NÃO DESCARTÁVEIS)

+ Toalha de Banho

+ Roupa seca para a viagem de retorno à sua casa. 

DISPOMOS EQUIPAMENTOS DE CAMPING PARA ALUGUEL – CONSULTE

 

VALOR POR PESSOA: R$ 475,00 – Em até 6x no cartão de crédito sem juros!

INCLUI:

+ Guia Profissional –

+ Alimentação: 02 Cafés da Manhã e 02 jantas

+ Equipamentos de navegação: Caiaques individuais modelos de expedição com leme

+ Remos + Coletes Flutuadores

+ Equipamento de cozinha e tenda para o grupo

+ Equipamentos de segurança: Primeiros Socorros / Radio Marine VHF.

 

NÃO INCLUI:

– Alimentação extra de sua preferencia / Sua comida de trilha – A gosto

– Vestuário

– Equipamentos de camping pessoal

  • Dispomos de equipamentos de camping para aluguel, consulte-nos.
Publicado em

CANOAGEM Ilha de Porto Belo & Arredores 1 DIA

Canoagem Ilha de Porto Belo

Um lindo passeio em caiaques na Ilha de Porto Belo e seus Arredores espera por você em um dos mais belos lugares do litoral catarinense! A pequena cidade de Porto Belo é realmente um belo lugar a se visitar.

Considerada por especialistas o melhor porto natural do Brasil devido suas baías extremamente abrigadas, ao ponto de ter se tornado nos últimos anos rota certa para grandes navios de cruzeiros que ali ancoram.

Este roteiro o levará de encontro a este paraíso de águas calmas e belas. Durante nossa remada faremos uma visita e um breve passeio pelas trilhas da Ilha João da Cunha, ou Ilha de Porto Belo. Uma ilha repleta de vida conservada, de história, mistérios e lendas. Outras pequenas praias dos arredores serão visitadas e durante o passeio certamente você avistará animais marinhos e muitas aves e vai se divertir muito na companhia de novos amigos e excelentes profissionais!

DURAÇÃO: 01 dia

VAGAS: 03 Participantes

ATIVIDADES: Canoagem Oceânica

DIFICULDADE: Baixa – Média

DISTÂNCIA TOTAL: 13,5 quilômetros

LIMITE DE IDADE: A partir de 16 anos*. (Com autorização dos pais ou responsável)

NÚMERO DE GUIAS: 01

MELHOR ÉPOCA: Todo o ano*

* Sujeito a alterações, conforme condições climáticas.

 

ATRATIVOS NATURAIS:

No mar – Uma grande diversidade de espécies marinhas habita as águas que cercam a Ilha e os arredores de Porto Belo devido ao encontro das águas frias da Corrente das Malvinas com a corrente quente que vem do Norte do país. Muitas tartarugas vivem por ali e são vistas quase sempre. Em alguns pontos de mergulho é possível observar lagostas, camarões de garra, caranguejo aranha, siri vermelho da pedra, ouriços, vieiras, garoupas, badejos, peixe porco entre tantos outros.

A cada inverno é possível ver até baleias franca acompanhadas de algum filhote, e que, suas aparições estão de tornando cada vez mais frequente, assim como os pinguins e até leões marinhos foram avistados na baía.

 

Na Ilha – Uma grande variedade de espécies de pássaros ocorre na ilha devido a um grande trabalho realizado através da Educação Ambiental e uma fiscalização rigorosa das autoridades competentes. Sua vegetação é um paraíso para a fauna e vida de espécies como o Tatu-de-Rabo-Mole, Martim-pescador grande, inhambu, aracuãs, sabiás, gaivotas, fragatas. Exemplares da Mata Atlântica como a pitangueira, o cedro e o palmito também estão sob cuidados.

Esta ilha é cheia de curiosidades e lendas. Uma delas conta que, foi ali onde os jesuítas enterraram a figura de um anjo totalmente em ouro no período em foram expulsos do Brasil. Seu patrimônio arqueológico possui varias inscrições rupestres que datam mais de quatro mil anos e ainda, vestígios de uma armação baleeira que funcionou ali clandestinamente.

Na praia da ilha existe ainda algum acervo arqueológico, as oficinas líticas, também conhecidas pela cultura local como “panelas de bugre”. Seriam vestígios dos índios carijós da tribo Tupi-Guarani que habitaram essa região e deixaram estas superfícies polidas nas rochas através da preparação de suas armas e ferramentas.

 

CULTURA LOCAL: Açoriana – Em Porto Belo ainda se mantém viva a cultura açoriana, através das festas folclóricas como Boi-de-Mamão, Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Queima das Cruzes e o estilo típico de suas casas, redes e barcos coloridos e vilas de pescadores encantam quem a visita.

 

COMO CHEGAR:

De automóvel: Pela BR 101 – O trevo de acesso a Porto Belo está a aproximados 60Km ao Norte da capital Florianópolis ou cerca de 115Km de Joinville sentido Sul.

De avião: As principais companhias aéreas possuem vôos diretos de São Paulo e Rio de Janeiro para o aeroporto de Navegantes, distante cerca de 60 km ao Norte de Porto Belo. Outra opção é ir de avião até Florianópolis e depois pegar um ônibus.

De ônibus: A empresa Rainha faz o trajeto de Florianópolis a Porto Belo. Há também a empresa Interpraias, que sai de Balneário Camboriú e passa por Porto Belo.

 

PROGRAMAÇÃO:

09h – Encontro do grupo para instrução previa e preparação de partida.

10h – Partida rumo a Praia do Estaleiro – Passando pela Praia do Araçá e Praia do Caixa D´Aço onde paramos para um breve lanche e mergulho na praia. Segue para a Praia do Estaleiro onde almoçamos e curtiremos o local. (Aprox. 1h30min remando) – Lanche / Descanso

13h – Inicia-se o retorno, agora remando sentido Ilha de Porto Belo cruzando a baía do Caixa D’ Aço.

14h – Portagem na Ilha de Porto Belo – Trilha Ecológica da Pedra da Cruz (1.317m / 1h – Dificuldade: Baixa / Opcional)*

* Atividade opcional. Custo R$ 3,00 (Taxa de Conservação) – Por conta do participante quando houver cobrança no local

* Na metade da caminhada está a Pedra da Cruz, com inscrições rupestres. Na terça parte está o mirante e uma vista linda para a baía de Porto Belo.

15h30min – Deixa a Ilha e retorno ao ponto inicial – 15min / remada)

16h00min – Encerramento dos serviços.

 

PRE-REQUISITOS:

– Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada: Espera-se no mínimo, entuasiasmo e bom humor! 🙂

– Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve estar ciente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo, apoiando e dando segurança um ao outro durante a remada. 

 

CONSIDERAÇÕES: Importantes detalhes a serem considerados para todos e sua participação neste programa – E o que esperamos de nossos participantes:

+ Flexibilidade e senso de humor farão sua viagem se tornar ainda mais agradáveis.

+ Não crie expectativas de que tudo ocorra com perfeição ou previsão, mas sim, espere viver um dia intenso;

+ Faça sua parte no trabalho em grupo;

– Tenha atitude mental positiva em situações inesperadas;

Entender que todas as atividades na natureza podem indicar risco;

O programa pode ser modificado em qualquer estagio devido às condições de tempo (decisão do guia) que possam afetar a segurança do grupo;

+ Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.

+ Você deve considerar mudanças de tempo: chuvas fortes, ventos,

+ Nós, não queremos deixar nenhum traço da nossa visita, praticaremos atos baseados em princípios éticos ambientais na intenção de minimizar todo e qualquer impacto ambiental.

 

RISCOS ENVOLVIDOS:

– Queda de materiais pessoais: máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau entre outros, na água, nos costões (Risco do participante)

– Lesões leves, graves ou gravíssimas pelo não cumprimento das orientações do(s) guia(s);

– Escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, entre outros.

 

CHEK LIST: (O QUE TRAZER)

Para remar:

+ Camisa Lycra / Dry – Mangas longas para proteção ao sol;

+ Anoraque Impermeável e/ou Jaqueta Corta Vento (Repelente a água) para dias chuvosos e/ou frio;

+ Chapéu / Boné / Viseira

+ Sunga e Bermuda de Neoprene / Lycra / Nylon

+ Botinha, sapatilha ou papetes feitas de neoprene/borracha – Para proteção de seus pés e calcanhares ao contato com a fibra/plástico dos caiaques e para aportagens molhadas;

+ Óculos de sol (Opcional) – Se trouxer, use tiras para evitar a perda do mesmo;

+ Sistema de hidratação: Garrafa, cantil, mochila de hidratação ou somente refil;

+ Protetor / Bloqueador solar esportivo ou de grande resistência à água;

+ Protetor labial;

+ Repelente de insetos.

 

Opcionais:

+ Câmera fotográfica/vídeo! (Dê preferência as câmeras a prova d’água. Caso a sua não seja, preocupe-se em protege-la com sacos ou caixas estanques. 

 

VALOR POR PESSOA:

R$ 220,00 – Em até 6x no cartão!

INCLUI:

+ Equipamentos de navegação: Caiaques solo / duplo – Modelos de expedição com leme + Saia – Remos – Coletes Flutuadores

+ Equipamentos de segurança: Cabo de reboque / Primeiros Socorros / Radio Marine VHF

+ Frutas e Sanduiches para almoço

+ Guia Profissional 

NÃO INCLUI:

– Alimentação extra (Sua comida durante a remada: barras de cereal, chocolates, gel de carboidrato, etc.)

– Vestuário pessoal

 

 

Publicado em

DECAL – Desenvolvimento de Condutores ao Ar Livre

Descubra mais sobre você mesmo no DECAL – Desenvolvimento de Condutores ao Ar Livre, onde, queremos lhe ajudar a aprender e desenvolver seu espírito de líder neste curso que envolve o ambiente natural de montanha como sala de aula. Vamos lhe introduzir ao montanhismo, às aplicações e conhecimentos básicos desta modalidade. Um curso em forma de uma expedição designada a oferecer aos alunos as ferramentas para que você possa organizar e executar suas futuras investidas em ambientes de montanhas e lugares selvagens, a liderar outros indivíduos em uma variedade de situações e apreciar e proteger o mundo natural com total segurança.

Você também será introduzido ao sistema norte americano Leave No Trace (Sem Deixar Rastros), criado nos anos 60 pelos Guardas Florestais e logo em parceria com a maior escola de líderes ao ar livre do mundo, a NOLS. Um sistema baseado em sete princípios ao viajar pela natureza produzindo um mínimo impacto e respeito ao meio ambiente e ministrado por um instrutor certificado LNT, assim, você estará preparado e confortável ao liderar sua própria expedição em ambiente de montanha e ainda, liderar-se!

 

PÚBLICO ALVO: Aos que desejam vir a conduzir grupos na forma de líder. Á educadores de qualquer área e também, aos que desejam desenvolver e praticar habilidades de liderança em uma sala de aula ao ar livre. 

OBJETIVO do CURSO: Oferecer ensino, treinamento e desenvolvimento de habilidades mínimas e básicas para adultos a liderar participantes de atividades ao ar livre terrestre (Caminhadas de curta a longa duração).

MISSÃO do CURSO: Ser fonte de ensino de habilidades e liderança ao ar livre e promover a qualidade de vida através do contato direto com o meio ambiente e da pratica de atividades ao ar livre, transformando as pessoas e seus sonhos em objetivos e experiências de vida.

VALORES do CURSO

Oferecer ensino sobre ética profissional e qualificação profissional e comprometimento que possa lhe proporcionar segurança em sua aventura e respeito ao meio ambiente. Também, educação, comunidade e excelência. Valores que nos definem e direciona quem somos e o que fazemos e como fazemos.

MEIO AMBIENTE – Definimos um ambiente selvagem como um lugar onde a natureza é dominante e situações e suas conseqüências são reais. Viver nestas condições, longe de distrações da civilização moderna promovendo autoconfiança, julgamento, respeito e senso de responsabilidade por nossas ações. Isto também pode ser uma experiência  profundamente emocionante que leva a inspiração, ao prazer e a uma ética ambiental.

EDUCAÇÃO – Acreditamos que a educação deva ser envolvente, experiencial, divertida e desafiadora. Com isso em mente, nosso curso é designado a ajudar as pessoas a desenvolver e praticar as habilidades que você precisa para viver, viajar e se divertir com segurança ao ar livre. Em nossa expedição curso, as pessoas aprendem ao aceitar e encontrar desafios reais. Nosso Instrutor é um educador, não um guia. Este, é comprometido a inspirar os alunos a explorar e desenvolver seu entendimento sobre ética no meio ambiente, liderança, trabalho em grupo, história natural e habilidades técnicas.

LIDERANÇA – Acreditamos que liderança é um conjunto de habilidades que podem ser aprendidas e praticadas. Habilidades que são melhores aprendidas através da experiência prática. Nós Educadores, valorizamos a integridade, a experiência, a responsabilidade e principalmente a humildade dos líderes.

SEGURANÇA – Nós aceitamos riscos como uma parte integral do processo de aprendizado e dos meios pelos quais viajamos. O reconhecimento e o gerenciamento do risco é crítico a ambos, tanto para o desenvolvimento de liderança, quanto, a segurança e saúde de nossos alunos e colaboradores. Acreditamos que uma gestão de risco bem sucedida a decorre de um bom julgamento baseado na experiência.

COMUNIDADE – Somos uma escola de aventura formada por indivíduos que preservam profundamente o que fazem. Valorizamos a diversidade cultural, integridade e responsabilidade pessoal enquanto reconhecemos que nossos pontos fortes estão no trabalho em equipe e ao comprometimento a nossa missão e a cada um. Levamos nosso trabalho a serio e seguimos nossa missão com entusiasmo e apreciamos nosso senso de humor e capacidade de rir de nós mesmos 🙂

EXCELÊNCIA – Procuramos por excelência em tudo o que fazemos. Reconhecemos que o mantimento da excelência requer que interroguemos as decisões, aprendemos por falhas e celebramos o sucesso. Devemos nos adaptar rapidamente e cuidadosamente ao comentário do aluno, resultado de pesquisas e novas tecnologias.

DURAÇÃO/CARGA HORARIA: 25h / 3 Dias

PRE-REQUISITOS:

+ Condicionamento físico: não é pré-requisito, mas, espera-se no mínimo, entusiasmo.

+ Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Favor preencher.

+ Necessidades de recursos e vestimentas: Vide “CHECK LIST”

 

SEU INSTRUTOR –  Álvaro Diogo BadoWalendowsky – Educador Ao Ar Livre em Backpacking e Canoagem Oceânica & Mestre em Leave No Trace certificado pela NOLS Alaska em 2013 (A maior escola de liderança ao ar livre do mundo. Criada em 1965 e hoje estabelecida em 13 países). Também é Instrutor de Canoagem Oceânica Nível 4 pela ACA – American Canoe Association desde 2014. Praticante e líder de expedições de montanhismo e canoagem oceânica com quinze anos de experiência adquiridos através de suas expedições, treinamentos e certificações em áreas selvagens no Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Peru.

 

INCLUI (+):

+ Instrução + Auxiliar

+ Alimentação (Cafés da Manhã e Jantas)

+ Certificado DECAL

+ Apostila DECAL (Via e-mail)

+ Alguns Equipamentos Coletivos

+ Seguro sobre Acidentes Pessoais

+ Taxas de acesso à(s) área de uso

+ Itens de cozinha: fogareiros, gás, panelas,

 

NÃO INCLUI (-):

Transporte

– Alimentação extra, sua “Ração de Marcha”, ou seja, o alimento a ser consumido durante a caminhada/treking. (Chocolates, cereais, biscoitos etc.)

– Vestuário

– Materiais de camping

– Outras despesas pessoais

 

CURRÍCULO do CURSO:

FASE I – Habilidades Básicas de Campo 

1 ) TÉCNICAS & HABILIDADES DE VIVÊNCIA AO AR LIVRE:

+ Tecnologia dos Tecidos & Como se Vestir em Ambientes Extremos;

+ Seleção de área de acampamento;

+ Técnicas de Acampamentos em Lugares Selvagens;

+ Saneamento & Higiene Pessoal;

+ Equipamentos;

+ Fogareiros: Tipos – Uso e Cuidados;

+ Cozinha Básica de Campo;

+ Alimentação & Nutrição em Expedições;

+ Logística;

+ Ética;

+ Sistema “A Prova de Tempestade” – Como se manter quente e seco.

 

2 ) LEAVE NO TRACE – Os Sete Princípios

Durante este curso, vamos lhe apresentar e treinar o sistema de mínimo impacto ambiental criado nos Estados Unidos e lhe ministrar as técnicas de forma direta à missão e história do Programa Leave No Trace, NOLS e Leave No Trace Center For Outdoor Ethics. 

Conteúdo do L.N.T.:

+ O que é o Leave No Trace

+ Objetivos e Metas do Leave No Trace

+ Apresentação e Pratica dos Sete Princípios do Leave No Trace.

 

3 ) MANEJO de RISCO em AMBIENTE de MONTANHA:

+ Noções Básicas de Metereologia;

+ Leitura de Mapas e Cartas Topográficas;

+ Navegação com Bússola e GPS:

+ Precauções em Ambiente de Montanha – Riscos e Emergências

+ Técnicas de Organização de sua Mochila;

+ Técnicas de Treking – Caminhada em Diversos Terrenos;

+ Planejamento de Viagem;

+ Plano de Evacuação

 

4 ) ESTUDOS AMBIENTAIS:

+ Leave No Trace

+ Sistemas ecológicos

+ Lindos cenários

+ Exploração de novos ambientes

+ Fauna e flora

+ Geologia básica

+ Adaptação aos ciclos e ritmos da natureza

 

FASE II – Habilidades Holísticas

5) LIDERANÇA:

 a) QUATRO PAPÉIS DE UM LÍDER:

Em cada expedição bem sucedida, cada membro do time preenche uma variedade de papéis de liderança em ordem para alcançar seus objetivos finais.

Existem quatro tipos de liderança e todas, são igualmente importantes!

b) SETE HABILIDADES DE LIDERANÇA:

As sete habilidades de liderança são um conjunto de habilidades holísticas que necessitam ser aplicadas ocasionalmente em combinação com cada uma delas. Um bom líder deve estar apto a incorporar estas habilidades dentro de seu comportamento diário em ambos ambientes, em casa e ao ar livre, principalmente na condução de pessoas.

 

CRONOLOGIA do CURSO:

* O curso não é cancelado por motivos de mau tempo: Chuvas e ventos leves.

* Cancelamento somente em caso de tempo severo. Neste caso as aulas praticas podem ser transferidas.

 

CONSIDERAÇÕES:

+ Vamos iniciar como um grupo de individuais e terminaremos como um “time de novos amigos”.

+ Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.

+ Pedimos que cada participante tenha atitude positiva se as coisas se desenvolverem de diferentes formas conforme aparece no programa. Ajudem uns aos outros. Espírito de aventura e muito trabalho em equipe é o que se espera.

+ Você deve considerar que em ambientes montanhosos o tempo muda muito rápido, pode chover inesperadamente, ou seja, você pode ficar molhado ou menos seco. Pode haver ocasiões onde precisaremos montar barracas sob chuva e transporta-las molhadas nas mochilas e/ou monta-las novamente sob chuva sem possibilidades de secá-las, por exemplo, e neste caso, se manter por mais tempo com roupas de chuva. Mas, obviamente o sol existe e é recompensador!

 

  • Para saber QUANDO e ONDE este curso acontecerá, clique aqui: https://www.casadeaventura.com.br/calendario/
Publicado em

20 Dicas Essenciais de Camping

Acampar ao ar livre é uma experiência que alimenta a alma. dormir à luz da lua, ouvindo o silêncio e respirando o ar fresco e selvagem – não existe coisa melhor.

O equipamento certo e cuidado com planejamento irão ajudar você e seus amigos aventureiros a terem uma experiência mais agradável. Aqui estão as nossas melhores dicas para você começar.

Antes de acampar

  • Teste o seu equipamento. Se você acabou de comprar ou emprestar uma barraca, monte ela em casa para ter certeza que você sabe como montar e como desmontar. Se ela não é uma barraca nova, verifique se ela está em boas condições e se você tem todas  as armações e estacas. Se você está levando um fogareiro, limpe e teste também. É melhor identificar equipamentos faltando em casa do que na sua aventura.
  • Pesquise sua área de camping. Verifique quais instalações estão disponíveis. Tem chuveiros, churrasqueiras, sombra e acesso a água limpa e segura para beber? Isto vai ajudar você decidir o que levar e o que deixar em casa.
  • Fique atento a perigos potenciais. Existem plantas venenosas, animais ou insetos peçonhentos na área? Monte seu kit de primeiros socorros de acordo. Leve o necessário para lidar com situações desde dores de cabeça, cortes ou queimaduras. Lembre-se, insetos amam água, então leve bastante repelente se você vai acampar perto de um lago ou rio.
  • Verifique a previsão do tempo. O melhor é estar preparado para mudanças climáticas, então não esqueça roupas térmicas e roupas impermeáveis. Prepare-se para as piores condições meteorológicas, mas espere as melhores. Também, tente ser esperto com a sua bagagem. Uma capa de chuva fará o trabalho – você não precisa três!
  • Leve cordelete e fita silver tape. Cordelete é muito útil para a montagem da barraca e para pendurar roupas molhadas, enquanto a fita silver tape pode conserta quase tudo – como a armação da barraca quebrada, por exemplo.
  • Compre equipamento de camping de boa qualidade. Escolha equipamentos que irão se comportar bem sob condições ao ar livre e irão durar com você por muitas aventuras de camping que estão por vir. Equipamento barato que estraga fácil não oferece conforto e proteção não vai fazer um aventureiro feliz.
  • Esteja preparado para o pior. Fale para a família e amigos para onde você está indo e quando tempo você vai ficar. Tenha certeza de levar algum dinheiro e telefone para um caso de emergência.
  • Leve boa iluminação. Enquanto pode parecer romântico estar a luz da lua ou de uma fogueira, a realidade é que você não vai querer estar cozinhando, tentando encontrar o banheiro ou ouvindo sons estranhos na escuridão. Leve uma lanterna. Você pode pendurar uma head-lamp ou lanterna no teto da sua barraca para iluminar o ambiente (também pode manter uma perto da entrada para que fique fácil de encontrar a noite).
  • Lembre-se das pequenas coisas. Fósforos em um recipiente a prova d’água são indispensáveis e não se esqueça de higienizantes para as mãos, sabonete e lenços umedecidos. Se você está acampando com o carro, vale a pena levar uma escova e uma pazinha para limpar a barraca ao desmontar. E, se você está levando uma garrafa de vinho, não esqueça o saca-rolha!

Montando o acampamento

  • Comece cedo. É sempre melhor armar o acampamento antes da noite cair.
  • Escolha o lugar com cuidado. Escolha um lugar plano. Se você está acampando perto de árvores, primeiro procure ao redor por galhos podres. Não acampe onde há a possibilidade de galhos caírem na sua barraca.
  • Evite rios e canais. Tenha certeza de não acampar no caminho de um rio, leito de riacho ou vala que pode inundar em caso de chuva.
  • Limpe o chão. Retire todos os galhos e pedras de onde você vai montar a sua barraca, e verifique se não há ninhos de formigas.
  • Fique orientado. Verifique em que direção o vento está soprando, e posicione a sua barraca para que a porta esteja fora do vento. Se você está acampando em um lugar inclinado, durma com os pés apontados para baixo.
  • Prepare para chuva. Sempre prenda o teto da sua barraca esticado para manter a chuva longe das paredes da barraca. Tente não tocar as paredes da barraca se estiver chovendo.
  • Cuide do seu fogo. Faça todas as fogueiras longe de árvores e raízes – raízes podem pegar fogo. Esteja atento a regras locais e de parques sobre fogo e condições climáticas, Use locais pré-estabelecidos para fogueiras e sempre mantenha um galão de água à mão. E lembre-se: o seu fogo não está apagado de verdade até que você possa tocar nas cinzas com os dedos. Nunca, jamais deixe o seu fogo sem ninguém cuidando. Quando você terminar, cubra a brasa com areia. Você não quer crianças pisando acidentalmente ali.
  • Fique aquecido. Use uma garrafa com água quente para aquecer seu saco de dormir.
  • Guarde a comida em segurança. Mantenha a comida em containers seguros e caixas térmicas – fora da sua barraca. Você não quer atrair visitantes noturnos no seu acampamento, e definitivamente não dentro da sua barraca.

Desmontando o acampamento

  • Mantenha sua barraca seca. Somente guarde a sua barraca completamente seca, já que bolor pode danificar e cheirar mofado. Se você não puder secá-la antes de sair, guarde-a mas depois deixe-a secar ao sol o mais breve possível em casa.. Faça o mesmo com as estacas e cordeletes para evitar ferrugem.
  • Deixe somente pegadas. Evite a tentação de coletar conchas, troncos e outros potenciais souvenirs, e não alimente animais silvestres. Leve todo o seu lixo com você.
Publicado em

Leave No Trace: Conheça e Aplique os Princípios de Ética ao Ar Livre

Leave No Trace, Inc. é uma organização sem fins lucrativos que promove e inspira a recreação responsável ao ar livre, através de educação, pesquisa e parcerias.

“A mensagem da Leave No Trace (LNT) é mais que uma campanha para campings limpos. É um programa dedicado a desenvolver a consciência, apreciação, e acima de tudo, respeito às áreas públicas de recreação. A LNT é sobre desfrutar o grande ar livre enquanto viajando e acampando com cuidado.”

O Leave No Trace é baseado em sete Princípios de Ética ao Ar Livre, vamos a eles:

Planejar a frente e preparar-se:

  • Conheça os regulamentos e preocupações especiais para a área que você vai visitar.
  • Prepare-se para condições meteorológicas extremas, riscos e emergências.
  • Agende a sua visita para evitar períodos de alta utilização.
  • Visite em pequenos grupos. Dividir os grupos maiores em grupos de 4-6.
  • Reembalar alimentos para minimizar o desperdício.
  • Use um mapa e bússola para eliminar o uso de marcação de tinta, montinhos de pedras ou de sinalização.

Viajar e acampar em superfícies duráveis

  • Superfícies duráveis incluem trilhas estabelecidas e parques de campismo, rocha, cascalho, ervas secas ou neve.
  • Proteger áreas ribeirinhas acampando, pelo menos, 60 metros de lagos e riachos.
  • Bons parques de campismo são encontrados, não feitos. Alterar um espaço de camping não é necessário.
  • Em áreas populares:
    • Concentrar o uso em trilhas e parques de campismo existentes.
    • Caminhe em fila indiana no meio da trilha, mesmo quando molhado ou lamacento.
    • Mantenha parques de campismo pequena. a atividade do foco em áreas onde a vegetação está ausente.
  • Em áreas primitivas:
    • Dispersar o uso para evitar a criação de parques de campismo e trilhas.
    • Evite locais onde os impactos estão apenas começando.

Eliminar os resíduos corretamente

  • Embalar, desembalar. Inspecione seu parque de campismo e áreas de descanso para o lixo ou alimentos derramados. Embalar todo o lixo, restos de comida, e lixo.
  • Depositar resíduos sólidos humanos em buracos cavados 15 a 20 centímetros de profundidade, os “cat holes” ou, buraco de gato, pelo menos a 60 metros de algum recurso hídrico (água, acampamento e trilhas). Cobrir e disfarçar o “cat hole” quando terminar.
  • Embalar papel higiênico e produtos de higiene e transporta-los de volta.
  • Para se lavar e seus pratos, transportar água a 60 metros de distância de córregos ou lagos e usar pequenas quantidades de sabão biodegradável.

Deixe o que você encontra

  • Preserve o passado: examine, mas não toque, estruturas e artefatos culturais ou históricos.
  • Deixe pedras, plantas e outros objetos naturais como encontrados.
  • >Evitar a introdução ou transporte de espécies não nativas.
  • Não construir estruturas, móveis ou cavar trincheiras.

Minimizar fogueira Impactos

  • Fogueiras podem causar impactos ao ao ambiente natural. Use um fogareiro para cozinhar e desfrute de uma lanterna de vela para a luz.
  • Onde são permitidas fogueiras, usar anéis estabelecidos para fogueira, panelas de fogo, ou montes de terra.
  • Mantenha a fogueira pequena. Só use galhos do chão que podem ser quebrados com a mão.
  • Queimar toda a madeira e carvão para cinzas, apague completamente as fogueiras, então espalhe as cinzas frias.

Respeitar a vida selvagem

  • Observar a vida selvagem de uma distância. Não seguir ou aproximar-se deles.
  • Nunca alimentar animais. Alimentar animais selvagens causa danos a sua saúde, altera comportamentos naturais, e os expõe a predadores e outros perigos.
  • Proteger a vida selvagem e sua comida, armazenando rações e lixo de forma segura.
  • Controlar animais domésticos em todos os momentos, ou deixá-los em casa.
  • Evite animais selvagens durante os períodos sensíveis: o acasalamento, nidificação, cuidando de filhotes, ou inverno.

Seja atencioso com outros visitantes

  • Respeitar outros visitantes e proteger a qualidade de sua experiência.
  • Ceder a outros usuários na trilha.
  • Passar ao lado em declive da trilha quando se deparar com outros.
  • Faça pausas e acampamento longe de trilhas e outros visitantes.
  • Deixe os sons da natureza prevalecerem. Evite grandes vozes e ruídos.
Publicado em

Frete

Realizamos nossas entregas em todo território nacional, todos os produtos disponíveis em nossa loja on-line, geralmente, por Correios e quando necessário, dependendo do tipo, tamanho e peso de produto, por transportadoras contratadas. Não é possível agendar data e horário para entregas.

  • Para produtos adquiridos acima de R$ 399,00 os quais o frete é por conta de nossa empresa, ressaltamos que os pedidos serão enviados via PAC com prazo de entrega variando de acordo com a política dos Correios.

O recebimento da mercadoria pode ser realizado por terceiros, como porteiros de condomínios e familiares, desde que assinem o comprovante de recebimento da mercadoria.

Para as entregas feitas pelos Correios são realizadas três tentativas de entrega do produto em dias úteis consecutivos. Ocorrendo três tentativas de entrega sem sucesso o produto será devolvido a nossa loja. Para um novo envio fica válido novamente o primeiro prazo de entrega informado.

Transportadoras realizam apenas uma tentativa, e caso não obtenha sucesso, entraremos em contato para confirmação dos dados de entrega informados, podendo assim realizar nova tentativa. Se não obtivermos sucesso no contato e confirmação dos dados o produto será devolvido a nossa loja.

As entregas são realizadas de segunda à sexta-feira em horário comercial.

Publicado em

Política de Privacidade

Todas as suas informações pessoais recolhidas, serão usadas para o ajudar a tornar a sua visita no nosso site o mais produtiva e agradável possível.

A garantia da confidencialidade dos dados pessoais dos utilizadores do nosso site é importante para o Casa de Aventura.

Todas as informações pessoais relativas a membros, assinantes, clientes ou visitantes que usem o Casa de Aventura serão tratadas em concordância com a Lei da Proteção de Dados Pessoais de 26 de outubro de 1998 (Lei n.º 67/98).

A informação pessoal recolhida pode incluir o seu nome, e-mail, número de telefone e/ou telemóvel, morada, data de nascimento e/ou outros.

O uso do Casa de Aventura pressupõe a aceitação deste Acordo de privacidade. A equipa do Casa de Aventura reserva-se ao direito de alterar este acordo sem aviso prévio. Deste modo, recomendamos que consulte a nossa política de privacidade com regularidade de forma a estar sempre atualizado.

Os anúncios

Tal como outros websites, coletamos e utilizamos informação contida nos anúncios. A informação contida nos anúncios, inclui o seu endereço IP (Internet Protocol), o seu ISP (Internet Service Provider, como o Sapo, Clix, ou outro), o browser que utilizou ao visitar o nosso website (como o Internet Explorer ou o Firefox), o tempo da sua visita e que páginas visitou dentro do nosso website.

Os Cookies e Web Beacons

Utilizamos cookies para armazenar informação, tais como as suas preferências pessoas quando visita o nosso website. Isto poderá incluir um simples popup, ou uma ligação em vários serviços que providenciamos, tais como fóruns.

Em adição também utilizamos publicidade de terceiros no nosso website para suportar os custos de manutenção. Alguns destes publicitários, poderão utilizar tecnologias como os cookies e/ou web beacons quando publicitam no nosso website, o que fará com que esses publicitários (como o Google através do Google AdSense) também recebam a sua informação pessoal, como o endereço IP, o seu ISP, o seu browser, etc. Esta função é geralmente utilizada para geotargeting (mostrar publicidade de Lisboa apenas aos leitores oriundos de Lisboa por ex.) ou apresentar publicidade direcionada a um tipo de utilizador (como mostrar publicidade de restaurante a um utilizador que visita sites de culinária regularmente, por ex.).

Você detém o poder de desligar os seus cookies, nas opções do seu browser, ou efetuando alterações nas ferramentas de programas Anti-Virus, como o Norton Internet Security. No entanto, isso poderá alterar a forma como interage com o nosso website, ou outros websites. Isso poderá afetar ou não permitir que faça logins em programas, sites ou fóruns da nossa e de outras redes.

Ligações a Sites de terceiros

O Casa de Aventura possui ligações para outros sites, os quais, a nosso ver, podem conter informações / ferramentas úteis para os nossos visitantes. A nossa política de privacidade não é aplicada a sites de terceiros, pelo que, caso visite outro site a partir do nosso deverá ler a politica de privacidade do mesmo.

Não nos responsabilizamos pela política de privacidade ou conteúdo presente nesses mesmos sites.

Publicado em

Quem Somos

DCIM100GOPRO

A Casa de Aventura nasceu da paixão de seu idealizador pelos esportes e atividades ao ar livre. Não lhe bastava continuar apenas a praticar, mas sim, de viver literalmente do que o segmento exige, vender produtos e serviços. Iniciar um comércio era um sonho impossível, requer até hoje altos investimentos, não o tínhamos.

Encorajados, demos inicio a este pequeno comércio e passamos a revender algumas das mais importantes marcas do mercado “outdoor”.

Em junho de 2011 nossa sala de estar com apenas 16m quadrados foi transformada em uma pequena loja. Em janeiro de 2016 demos mais um passo de coragem e fomos para mais próximo da comunidade, em uma sala de 64m quadrados no centro de Brusque – SC. Somos uma empresa familiar, administrada por um casal, de origens e hábitos simples, mas que preza a qualidade dos produtos em questão atendendo desde um interessado em iniciar na aventura até os mais exigentes clientes.

Hoje Álvaro Walendowsky e sua esposa Sarita trabalham para consolidar a Casa de Aventura como comércio. Alvaro também, é guia e ministra cursos de canoagem oceânica e montanhismo, preparando e dando suporte a quem o procura para viajar e expedicionar com segurança e ética ao ar livre.

Visão

[columns]
[column]

Produtos

Introduzir na região e aproximar de você as principais tecnologias empregadas nos melhores produtos do segmento Aventura. Somos a primeira loja especializada no segmento na cidade de Brusque – SC.

[/column]
[column]

Serviços

Oferecer oportunidades de conhecer, aprender e viajar conosco em nossas especialidades a com a segurança e acompanhamento de profissionais qualificados.

[/column]
[/columns]

Missão

Promover a qualidade de vida através do contato direto com o meio ambiente e da pratica do esporte ao ar livre, transformando as pessoas e seus sonhos em objetivos e experiências de vida.

Valores

Prezamos por revender alta qualidade em produtos para que a satisfação de nossos clientes esteja em primeiro lugar. Excelência na prestação de serviços. Nossos idealizadores, colaboradores, guias e instrutores são experientes profissionais em suas áreas munidos de ética profissional como valor principal e são qualificados a lhe proporcionar segurança em sua aventura e respeito ao meio ambiente.

Alvaro Diogo Bado Walendowsky

Alvaro WalendowskyBrasileiro, nascido em 12 de julho 1979 na cidade de Brusque, Estado de Santa Catarina. O esporte e a aventura estão em sua vida desde muito cedo ao ter sua primeira experiência com caiaque, no mar,  aos dez anos, quando pescar e acampar já faziam parte das suas atividades de infância.

Na canoagem participou de diversos Raftings comerciais em Santa Catarina e acabou por gostar da coisa. Logo, liderou e venceu o Aberto de Rafting de Ibirama em 2003. Em 2004 viajou para a Nova Zelândia permanecendo no “país da aventura” por um ano. Lá, estudou inglês, viajou por diversos meios, trabalhou ao ar livre em fazendas frutíferas e como auxiliar de pedreiro em ancoradouros de grande porte e também como pescador embarcado, na pesca do atum no Pacífico Sul. Viveu a cultura de aventura do país. Conheceu e experimentou novas modalidades e aperfeiçoou suas antigas habilidades esportivas, inclusive o inglês como sua segunda língua.

As expedições de longa duração estão em sua preferência. Alvaro é um expedicionário que valoriza ao máximo o processo de uma expedição e não só, ao seu objetivo final. Na canoagem, destacam-se suas expedições em solitário, como a circumnavegação da Ilha de Santa Catarina (140km / 4 dias), Expedição Peruíbe (SP) a Paranguá (PR) (240km / 6 dias) e diversas outras em estilo “solo” pelo litoral catarinense, seu campo de treinamento. No Chile cruzou por duas vezes os Fiordes da Patagônia. Na companhia do experiente remador chileno Juan Zuazo, chegaram ao Glaciar San Rafael partindo do Rio Exploradores em 2011, em uma expedição de 12 dias. Na Argentina expedicionou em caiaques e conviveu na companhia das baleias Franca na Península Valdes. No Alaska realizou sua mais longa expedição ao cruzar o Golfo do Alaska de Whitier a Port Valdez em caiaques oceânicos e na sequencia entrou nas montanhas Chugach numa só expedição, totalizando trinta dias de viagem ao ar livre sob a luz do sol do verão do Hemisfério Norte. Fez trekkings como o Hooker Valley (Mt. Cook) e Franz Joseph Glacier na Nova Zelândia. No Peru realizou o afamado treking de altitude na Cordilheira Huayhuash e na Cordilheira Blanca atingiu o cume do Nevado Ishinca (5.530m), ambos, com total autossuficiência e autonomia. Atualmente se dedica a ministrar cursos e guiar expedições em Caiaques Oceânicos e Trekking no sul do Brasil e também com  empresas parceiras no Chile, Argentina e Peru. Também possui habilidades e experiência em expedições em canoas canadenses (ACA Nivel 3) incluindo uma expedição auto suficiente em grupo no Rio Cristalino (MT) durante 7 dias/280km. Mergulhador Autônomo Avançado (PADI), Resgate Oceânico com Moto Aquática (Tow in surf) e é praticante de Escalada Esportiva e Tradicional em Rocha. Seu conhecimento é proveniente de experiências e treinamentos no Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos e Peru durante os últimos quinze anos.

Alvaro é Educador Ao Ar Livre & Educador Mestre em Leave No Trace certificado pela NOLS Alaska. Instrutor de Canoagem Oceânica Águas Abertas Nível 4 certificado pela ACA – American Canoe Association. É treinado e preparado para conduzir desde um passeio até expedições de longa duração por mar e terra.

Alvaro Walendowsky tem o apoio de: Extreme Academia / Salomon

Principais Certificações

OPEN WATER COASTAL KAYAK INSTRUCTOR LEVEL 4 – ACA – Por Christian Fuchs

OUTDOOR EDUCATOR – NOLS Alaska – EUA

LEAVE NO TRACE MASTER EDUCATOR – NOLS Alaska – EUA

ELEMENTOS AVANÇADOS em CANOAS CANADENSES – ACA Level 3 – Por Antonio Carlos Osse

OPERADOR DE EMBARCAÇÃO DE RESGATE NA ZONA DE IMPACTO – Por Marcelo Ulysséa

MERGULHADOR AVANÇADO – PADI International

FOTÓGRAFO ESPORTIVO E SURFE – Por Sebastian Rojas

Publicado em

TREKING – Circuito Cânion Espraiado Borda Sul – 2 DIAS – Urubici SC

Urubici Cânion do Espraiado

O Treking Circuito Cânion do Espraiado tem como plano de fundo as belas paisagens da Serra Geral no planalto catarinense. Urubici é um lugar como poucos no Brasil, uma terra presenteada pela natureza e dotada de fenômenos naturais que só se vê por lá, como por exemplo, as mais baixas temperaturas do país, fortes geadas e também, a neve! Urubici é o ponto povoado mais alto do Brasil.

O local de partida desta fascinante caminhada será às margens do Rio Canoas (990m.a.n.m.), importante rio que corta um belo vale de araucárias. Um lugar esplêndido, com visuais incríveis. A partir dali, inicia-se nosso trekking por uma estrada vale acima. Logo, cruzaremos um campo de propriedade privada em trilhas e uma velha estrada de tropeiros na intenção de atingir a borda da Serra Geral a cerca de 1.460m.a.n.m., onde, com boa visibilidade a imagem é incrível!.

A caminhada segue rumo Nordeste margeando a borda da Serra Geral e cruzando trechos de florestas densas. Os visuais são espetaculares. A ideia inicial é montar acampamento nas proximidades do Cânion do Espraiado e curtir o restante do dia e da noite em descanso e confraternização entre o grupo. De fronte ao nosso acampamento despenca uma imensa cachoeira de uma altura de aproximados cem metros, a Cachoeira do Espraiado! Este é um treking exclusivo da Casa de Aventura em Urubici, pois, é necessária autorização previa dos proprietários das terras em questão, a qual, nos foi autorizada.

DURAÇÃO: 02 dias e 01 noite

VAGAS:  4 a 10 participantes

ATIVIDADES: Trekking / Acampamento

DIFICULDADE: Moderado

DISTÂNCIA TOTAL:  22Km (Sáb e Dom) – ALTITUDE MÁXIMA: 1.460m.a.n.m.

LIMITE DE IDADE: A partir de 16 anos. (Acompanhado e/ou com autorização dos pais ou responsável) 

NÚMERO DE GUIAS: 01 + 01 Auxiliar / Cozinheiro

MELHOR ÉPOCA: Inverno / Todo o ano* –* Sujeito a alterações, conforme condições climáticas.

ALTIMETRIA da CAMINHADA: 

ATRATIVOS NATURAIS: O que não falta em Urubici e região são atrativos naturais. Majestosas colinas e rochedos de arenito e basalto e um misterioso e saudável ar. Vales e florestas de araucária, cascatas e cachoeiras. Aves como a curicaca, gralha azul, aves de rapina e até felinos como a jaguatirica e o puma habitam as florestas e os campos de altitude.

CULTURA LOCAL: Urubici foi povoada por desbravadores no início do século XX e logo, deram início ao cultivo nas férteis terras do vale do Rio Canoas e de seu maior afluente, o Rio Urubici. Conta-se também que, antes desses desbravadores, jesuítas estiveram por lá procurando minas e catequizando índios tupis guaranis. Sua população nativa é constituída de diferentes grupos étnicos como luso brasileiro, negros, alemães, italianos e letos. Seus agricultores atualmente detém a principal produção de hortaliças do estado assim como, de uma alta produção de grãos, feijão e milho.

COMO CHEGAR:

De automóvel -A melhor maneira para se chegar a Urubici: A partir da BR-282 para quem vem da capital Florianópolis ou de Lages. Pela BR-282 seguir até o Distrito de Santa Clara, em Bom Retiro, e depois pegar a SC-430. Seguir por essa rodovia por mais 24 km até Urubici. Para quem vem de São Joaquim o acesso é também feito pela rodovia SC-430. Ela começa em São Joaquim e termina na BR-282. A rodovia SC-430 passa pela cidade de Urubici.

  • Para se chegar ao ponto inicial da caminhada – Ao Chegar em Urubici (centro), tem o primeiro posto de combustível, POSTO RODOSSERRA! Vire a esquerda, sempre sentido SERRA do CORVO BRANCO. Quando terminar o asfalto, vem a estrada de chão. Nesta estrada haverá uma BIFURCAÇÃO: Vire a ESQUERDA (Vale do Rio Canoas) – (A direita vai para a Serra do Corvo Branco).
    Após a bifurcação, uns 2-3km aproximadamente, procure uma propriedade a sua direita, um portão a beira da estrada (Quintal do Canoas).

De AVIÃO – As principais companhias aéreas possuem vôos diretos para Florianópolis.De lá, você pode chegar a Urubici através dos serviços rodoviários abaixo:

De ÔNIBUS – Você chegará a Urubici pelas principais cidades da região. Consulte as paginas on line das empresas: www.reunidas.com.br    –   www.nevatur.com.br

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1:

8h – Café da Manhã às margens do Rio Canoas – Últimos preparativos e fechamento das mochilas.

10h – Início do Trekking (5 – 6h caminhada) – Monta-se acampamento

18h – Janta – Confraternização

Dia 2:

8h – Café da Manhã no acampamento e tempo livre para descansar, fotografar e para leves caminhadas na borda do Cânion do Espraiado

11h – Trekking retorno ao vale margeando o Rio Canoas (4 – 6h caminhada)

17h – Expectativa de chegada ao local de partida – Fim dos Serviços

PRE-REQUISITOS:

  • Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada. Espera-se bom preparo físico.
  • Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve estar ciente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo nas regiões mais remotas e arredores dos acampamentos.

IMPORTANTE:

* Nosso pequeno grupo garante um baixo impacto ambiental. Nosso principal interesse é a segurança do grupo, mas também, de respeito à natureza e cultura local;

* Respeitem os moradores e cultura local acima de tudo!

* Todo o lixo produzido deve ser mantido com cada participante. Minimize os impactos ambientais usando produtos com o mínimo de embalagens, sem deixar vestígios e mantendo todas as fontes de água límpidas.

VALOR “POR PESSOA”: R$ 400,00 em até 6x nos cartões Master & VISA

INCLUI:

  • Líder & Guia Profissional
  • Auxiliar & Cozinheiro
  • Seguro (http://aventurabrasilseguros.com.br/?page_id=138)
  • Alimentação (01 Lanche + 02 jantas + 02 cafés da manhã)
  • Taxas de Permissão das propriedades privadas
  • Tenda cozinha e Equipamentos de cozinha para o grupo

NÃO INCLUI:

  • Transporte até Urubici
  • Alimentação extra (Sua comida de trilha: barras de cereal, chocolates, etc.).
  • Vestuário pessoal – Venha preparado para o calor, para o frio e chuva!
  • Equipamento de camping (Dispomos equipamentos para aluguel, consulte)

CHECK LIST – O que Levar / Como se vestir e Acampar

  • Vestuário 1ª Camada (Controle Térmico e Higienização do Corpo) = 1 Calça e 1 Blusa 2ª Pele Térmica para o frio. NÃO ALGODÃO!
  • Vestuário 1ª Camada (Controle Térmico e Proteção UV) = 1ML e 1MC Camisas Proteção UV para dias quentes. NÃO ALGODÃO!
  • Vestuário 2ª Camada (Isolamento Térmico / Aquecimento) = 1-2 Blusa MicroFleece / Pura Lã / Fibra Sintética / Pluma de Ganso. NÃO ALGODÃO!
  • Vestuário 3ª Camada (Proteção / Impermeabilização contra chuva e vento) = 1 Jaqueta e 1 Calça “Anoraque” Impermeável para dias chuvosos e/ou frio. Item de EXTREMA IMPORTÂNCIA!
  • Botas para caminhada – Impermeáveis & Respiráveis!
  • 3 pares de meias grossas. Fibras sintéticas e/ou Pura Lã. NÃO ALGODÃO!
  • Acessórios: Chapéu / Boné / Viseira / Gorro / Luvas
  • Óculos de sol (Opcional) – Se trouxer, use tirantes para evitar a perda e degradação
  • Sistema Pessoal de Hidratação: Garrafa, cantil, mochila de hidratação = Mínimo 1L
  • Protetor / Bloqueador solar esportivo e/ou de grande resistência à água e suor
  • Protetor labial
  • Repelente de insetos
  • Mochila de no mínimo 40L – (Estilo Cargueira – Com fitas barrigueiras) * Você vai carregar tudo em sua mochila: Seu Saco de Dormir + Roupas + Metade de sua Barraca (Dividindo com seu parceiro) + Água + Isolante térmico (por fora da mochila) + Itens pessoais + Uma porção da alimentação geral do grupo = Peso aproximado que você irá carregar: 7 a 10kg! 

Para Acampar:

  • Barraca de Ataque (2 pessoas) – Leve e resistente ao vento e chuva
  • Isolante/colchonete Térmico
  • Saco de Dormir entre +5ºC e -5ºC (Temperatura de transição/conforto)
  • Lanterna de cabeça
  • Bastão(ões) de caminhada
  • Kit PESSOAL de Talheres: Canivete, Colher, Garfo, Caneca e Pote

 

CONSIDERAÇÕES: Importantes detalhes a serem considerados para todos e sua participação neste programa e o que esperamos de nossos participantes:

  • Flexibilidade e senso de humor farão sua viagem se tornar ainda mais agradáveis.
  • Não crie expectativas de que tudo ocorra com perfeição ou previsão, mas sim, espere viver dias intensos;
  • Faça sua parte no trabalho em grupo;
  • Tenha atitude mental positiva em situações inesperadas;
  • Entender que todas as atividades na natureza podem indicar risco;
  • O programa pode ser modificado em qualquer estagio devido às condições de tempo (decisão do guia) que possam afetar a segurança do grupo;
  • Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.
  • Você deve considerar mudanças de tempo: chuvas fortes, ventos,
  • Nós, não queremos deixar nenhum traço da nossa visita, praticaremos atos baseados em princípios éticos ambientais na intenção de minimizar todo e qualquer impacto ambiental.

RISCOS ENVOLVIDOS:

  • Queda de materiais pessoais: máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau entre outros (Risco do participante).
  • Lesões leves, graves ou gravíssimas pelo não cumprimento das orientações do guia;
  • Escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, entre outros.
Publicado em

CANOAGEM Fiordes da Patagônia – 9 Dias – CHILE

Se você procura por uma incrível experiência, você acaba de encontrar! Preparamos um pacote aos viajantes mais ativos e entusiastas. Não requer experiência avançada a em canoagem, mas sim boa desenvoltura física e alguma afinidade com o ambiente náutico. Vamos para uma área remota em uma remada oceânica das mais clássicas do planeta em um ambiente magnífico e selvagem. O objetivo desta expedição é conduzir você a conhecer um dos lugares menos conhecidos do planeta por águas patagônicas, em caiaques oceânicos, os Fiordes da Patagônia e introduzi-los a um ambiente remoto, onde, o espírito de equipe será fundamental.

Pum 1 (3) Pum 1 (2) Pum 1 (4) Pum 1 (5) Pum 1 (7) Pum 1 (13) Pum 1 (8) Pum 1 (9) Pum 1 (11)

 

Seus Guias:

Juan Zuazo – Seu Guia e Diretor da Yak Expediciones. Um dos remadores mais respeitados do Chile e Certificado pela British Canoe Union (BCU 4 Star); Fluente em inglês e língua local espanhol. Juan possui treinamentos e certificações para prestar primeiros socorros e resgate em ambiente remoto (NOLS/WMI Wild First Responder).

Alvaro Walendowsky – Líder da Expedição e tradutor brasileiro. Certificado pela NOLS Alaska para liderar longas expedições em Canoagem e Montanhismo. Possui experiência em expedições em canoas canadenses, caiaques oceânicos, escaladas e caminhadas no Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unido e Perú.

DURAÇÃO: 10 dias / 06 Expedição Caiaques

GRUPO: Até 06 Pessoas (02 Guias)

PRE-REQUISITOS:– Condicionamento físico e de saúde compatíveis com a atividade a ser praticada: Espera-se bom preparo físico, mas não é pré-requisito.

NÍVEL DE DIFICULDADE: Para remadores ou viajantes entusiastas. Requer no mínimo curso de iniciação à canoagem. Caso não possua o mínimo, de qualquer forma será realizado um treinamento prévio com todos os envolvidos em caiaques, auto resgate e resgate assistido antes do início da expedição, lá mesmo no Fiorde, no primeiro dia de expedição. É requerido experiência mínima em acampamento. Serão usados caiaques duplos por razões de segurança a todo o grupo.

 

A EXPEDIÇÃO:

Esta opção de roteiro tem sido desenvolvida para que o participante possa remar pelos Fiordes da Patagônia Norte – Pumalin Park e visitar “todas” as Hot Springs nesta área, remando desde o início em Hornopirén até o final, onde podemos encontrar as águas quentes do Rio Porcelana.

Nossa viagem começa a partir de Puerto Varas, uma cidade localizada cerca de 1.000 quilômetros a sul de Santiago. Viajaremos através da Carretera Austral Norte através de suas pitorescas vilas de pescadores e cruzaremos o Estuário Reloncaví por Ferry Boat, o primeiro Fiorde da Patagônia.

Ao sul de Puerto Montt, o Chile se divide em uma serie de ilhas e fiordes permitindo que o mar toque a Cordilheira dos Andes, formando “fiordes”.

Ainda na viagem terrestre, você verá os magníficos visuais do vulcão Hornopirén e seu cume nevado e o Vulcão Yates, de plano de fundo. Ao sul, vistas de tirar o fôlego das ilhas e da densa floresta tropical de paredes íngremes tocando o Oceano Pacífico e penetrando profundamente nos Andes.

Finalmente o Fiorde Comau aparece à frente, cercado por altas montanhas e margens de rios robustos. O lugar o qual estamos rumando a bordo de caiaques e iniciando a aventura através dos Fiordes Comau, Quintupeu e Cahuelmó, irão nos inserir a um espetacular cenário do Vulcão Hornopirén e Pumalin Park, considerado a ser uma das últimas florestas virgens do sul do Chile.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1 (00/ABR) – (Brasil – Chile)

Partida do Brasil com destino ao aeroporto de Puerto Montt – Translado para Puerto Varas e pernoite no Hotel escolhido.

Voo previsto:

Dia 2 (00/ABR)(Dia livre em Puerto Varas e Puerto Montt)

Café da manhã no Hotel / Dia livre em Puerto Montt e Puerto Varas.

10h – Breve viagem em micro ônibus publico para um passeio e almoço no Mercado Angelmó de Puerto Montt (Despesas pessoais).

14h – Retorno a Puerto Varas em micro ônibus público. Restante da tarde em Puerto Varas. (Despesas pessoais)

20h: Reunião e Briefing no hotel com guia local – Juan Zuazo.

Dia 3 (00/ABR) – (Puerto Varas – Canoagem Oceânica no Fiorde Comau – Llancahue Hotsprings)

7h30min: Café da Manhã.

9h: Deixa Puerto Varas em van exclusiva Yak Expediciones com o grupo e seus equipamentos. Viaja pela Carretera Austral Norte rumo Sul até a área dos Fiordes. Travessia da van em Ferry Boat. Almoço no vilarejo de Hornopirén. Continua a viagem até as margens do Fiorde Comau, nosso primeiro acampamento. Treinamento prévio nos caiaques e remada curta a Isla de Los Ciervos. Fim da tarde, se o tempo permitir e não houver atrasos, chegaremos à outra ilha onde estão as Hotsprings Llancahue (estalagem familiar com piscinas naturais). Tempo para relaxar nas águas quentes (fonte do fundo do mar). Curtiremos o por do sol (se houver) e o visual das ilhas a nossa frente e retornaremos remando por aproximadas uma hora até um jantar fresco com uma família local de autênticos pioneiros da Patagônia. Acampa-se em sua propriedade em as margens do Fiorde Comau. Dia de aproximados 3 a 4 horas de remada/treinos. (A-J)

  • Traga roupa de neoprene para os treinamentos na água. (Opcional)

 Dia 4 (00/ABR) – (Canoagem Oceânica Fiorde Comau & Fiorde Quintupeu)

Café da manha servido por uma família nativa. Inicio da expedição remando pelo Fiorde Comau. Logo o cenário muda com a aproximação às grandes paredes do imponente Fiorde Quintupeu. Lá, o cruzeiro leve de 3.600 toneladas e um dos mais velozes navios da Marinha Imperial Alemã, o Dresden, foi escondido durante a I Guerra Mundial.

Entraremos no Fiorde, com imensas quedas de água saltando do meio da floresta densa e atingindo o mar. Na entrada, uma parada para uma curta caminhada subindo o rio com a intenção de chegar a uma cachoeira.

No final do Fiorde existe um magnífico rio, onde tentaremos fazer uma exploração nos caiaques rio acima (dependendo da maré).

À noite, acampamento com o maravilhoso visual dos Andes a nossa frente.

Dia com aproximados 4-5 horas de remada e paradas. (C-A-J) – Acampamento

Dia 5 (00/ABR) – (Canoagem Oceânica Fiorde Cahuelmó & Hotsprings)

Começaremos a remar bem cedo se necessário (dependendo das marés e será um dia que precisaremos remar por algumas horas em uma seção do Fiorde mais exposta às influencias do Golfo de Ancud). Remaremos próximo à costa para curtir a vegetação densa até a entrada no próximo Fiorde.

Ao entrar no Fiorde Cahuelmó, nos maravilharemos com uma grande colônia de leões marinhos. Passaremos próximos, calmamente, sem euforia para poder apreciar e fotografar magníficos momentos da natureza selvagem sem perturba-los.

Próximos do fim da remada, sobra tempo para explorar a linha costeira do Fiorde.

Aproveitaremos o visual das cachoeiras atingindo o mar e mais tarde, recompensados com banhos quentes nas Thermas de Cahuelmó.

Dia com aproximados 5-6 horas de remadas e paradas. (C – A – J) – Acampamento

 Dia 6 (00/ABR) – (Cahuelmo Hotsprings & Trekking & Fishing)

Após o café da manhã nos aprontaremos para novas atividades. Podendo ser uma uma caminhada em direção ao Lago Abascal se a mata densa e altura da agua nos permitir ou caminhadas em busca de cachoeiras, cruzando alguns braços de rios e caminhar considerando o movimento da maré, de forma que, no retorno, tudo poderá estar coberto pelas águas. A recompensa: uma nova perspectiva de uma área intocada, onde somente poucas pessoas no mundo estiveram antes. Até mesmo aos interessados, pode haver alguma saída embarcada para pesca nos arredores. Retorno em tempo para o almoço e relaxamento nas banheiras de águas quentes vulcânicas do Fiorde Cahuelmó. (C – A – J)

Dia 7 (00/ABR)- (Canoagem Oceânica Fiorde Comau – Porcelana Hotsprings)

Após um café bem cedo se inicia a remada antes do nascer do sol ou mesmo ainda de madrugada se necessário. Navegação rumo ao Fiorde principal rumo sul, rumo às águas quentes de um rio conhecido como Porcelana, um riacho de águas quentes que emerge da floresta temperada.

Este será um longo dia. Com uma parada para almoço com uma família de pioneiros patagônios na vila de pescadores Huinay. Continua-se remando para finalmente chegar pelo fim da tarde as aguas quentes onde montaremos acampamento e jantar com a família de colonos.

Dia com aproximados 4 – 6 horas de remada com paradas. (C – A – J) – Acampamento

 Dia 8 (00/ABR)- (Navegação rumo Norte – Retorno a Puerto Varas)

Café da manha no acampamento ou já a bordo da embarcação que nos trará de volta ao ponto inicial da expedição, rumo norte, a Hornopirén. A bordo, oportunidade de obter uma diferente perspectiva da magnífica área dos Fiordes da Patagônia, exatamente por onde passamos em remada. Ótima oportunidade para lindas fotos!

Almoço em Hornopirén e retorno a Puerto Varas final do dia. (fim dos serviços Yak Expediciones).

Pernoite no Hotel escolhido.

Dia 9 (00/ABR) – (dia livre) – Aproveite atividades na região

Café da manha no hotel – Ótima opção é visitar o Vulcão Osorno!

Dia 10 (00/ABR) – (Chile – Brasil)

17h – Translado para aeroporto de Puerto Montt – Retorno ao Brasil. Fim dos serviços Casa de Aventura.

Voo previsto:

CONSIDERAÇÕES

Importantes detalhes a serem considerados para todos os participantes para participação neste programa – E o que esperamos de nossos participantes:

  • Não crie expectativas de que tudo ocorra com perfeição ou previsão, mas sim, espere viver dias intensos;
  • Fazer sua parte no trabalho em grupo;
  • Flexibilidade e senso de humor farão sua viagem se tornar ainda mais agradável.
  • Vamos iniciar como um grupo de individuais e terminaremos como um “time de novos amigos”.
  • Sugerimos que você venha com a mente aberta ao programa que você escolheu. Sem falsas expectativas em relação ao destino, ou, você poderá acabar até mesmo se desapontando.
  • Você deve considerar que na Patagônia o tempo muda muito rápido, chove muito, ou seja, você pode ficar molhado ou menos seco, como por exemplo: Em algumas ocasiões teremos que montar as barracas sob chuva e transporta-las molhadas nos caiaques e ainda, na sequência monta-las novamente sob chuva. Em algumas ocasiões, sem possibilidades de seca-las, por exemplo, e neste caso, se manter por mais tempo com roupas de chuva. Mas também, o sol existe e é recompensador!
  • Por favor, tenha em mente que o volume de carga é bastante limitado, neste caso, você deve trazer somente o que é necessário! Sistema de Minimalismo.
  • Em alguns pontos dos fiordes, existem uma grande alteração e variação no nível das marés e se for preciso, teremos que realizar “portagens” dos caiaques, ou seja, carrega-los até próximo dos locais específicos de acampamento e para isto a participação de todos os participantes será requerida!
  • A alimentação será o suficiente, mas, o que iremos comer dependerá do dia a dia da expedição, tentando dar prioridade às janelas de tempo, a fim de evitar remar em condições de ventos e ou perder também as oportunidades de usar as marés a nosso favor. Em outras palavras, para usufruirmos da boa alimentação temos de chegar cedo aos pontos de acampamento e ter mais tempo para curtir e relaxar os locais se preparando antecipadamente.
  • Pedimos que cada participante tenha atitude positiva se as coisas se desenvolverem de diferentes formas conforme aparece no programa. Ajudem uns aos outros, assim, todos podem curtir ao máximo seu tempo livre após o transporte seguro dos caiaques, na cozinha, louças, montagem de barracas e etc.
  • É muito importante entender que o que aparece neste programa nem sempre é o mesmo que estaremos aptos a fazer, então, algumas vezes, provavelmente, teremos de acordar bem cedo para avançar e usar janela de tempo / maré e ventos.
  • Na expedição serão usados recursos locais, como: aceitação de comida típica e fresca oferecida por habitantes locais. Compartilhar com eles o interior de suas humildes casas e ouvir algumas de suas histórias. Adoramos e tentaremos oferecer a você a possibilidade de interagir com o povo local patagônico e imergir em sua cultura, sem “maquiagens” turísticas, lhe proporcionando principalmente uma experiência cultural em uma linda área natural, única! Não esquecendo claro, de respeita-los.
  • Nós, não queremos deixar nenhum traço da nossa visita, praticaremos atos baseados em princípios éticos ambientais para minimizar todo e qualquer impacto possível.
  • A expedição é totalmente “Auto-Suficiente”, ou seja: que carregaremos todos os nossos equipamentos e alimentação dentro dos compartimentos do caiaque, o que o tornará completamente carregado, sem suporte de outra embarcação, o que nos ofertará liberdade de movimentos e possibilidade de variar o programa inicial a qualquer momento.
  • Esta é uma “legítima expedição em caiaque oceânico” onde os participantes irão aprender exatamente o que isto significa assim que esta iniciar. Estaremos remando em uma área onde o tempo desempenha um importante papel e marés e ventos, são elementos fortes que devem ser respeitados acima de tudo.
  • Esta é uma viajem ativa onde cada participante terá de dividir funções.
  • Tenha atitude mental positiva em situações inesperadas;
  • Estar ciente de que nesta expedição é requerido muito de você em trabalho em equipe e participação de cada pessoa em cada estágio é fundamental;
  • Entender que todas as atividades na natureza podem indicar risco;
  • O programa pode ser modificado em qualquer estagio devido às condições de tempo (decisão do Guia) que possam afetar a segurança do grupo;
  • Existência de termo de conhecimento de riscos e climáticas: Este termo esta presente no formulário de inscrição possuindo a finalidade de informar ao cliente os riscos inerentes da atividade assim como, estar ciente das condições climáticas da Patagônia.
  • > Riscos envolvidos:
  • Queda de materiais pessoais, como: máquinas fotográficas, equipamentos de filmagem, óculos de sol ou de grau dentre outros na água, nos costões (Risco do participante)
  • Lesões leves, graves ou gravíssimas pelo não cumprimento das orientações do(s) instrutor(s);
  • Escorregamentos, escoriações, arranhões, pequenas queimaduras, dentre outros.
  • Restrições médicas: No formulário de inscrição solicitamos que se informem alguns dados clínicos. Cada um deve ter em mente que são responsáveis por eles mesmos e por outros membros do grupo nas regiões remotas e arredores dos acampamentos.
  • Entender que viajaremos usando janelas de tempo significa que, por vez, ter que remar a noite em condições calmas, mas também, considerar que durante a remada as condições podem mudar bruscamente, ou ainda, considerar sempre a segurança de todos, por vez, não remar e esperar por mudanças de tempo para melhor;

TEMPO:

Considerando que estaremos na Patagônia o clima pode ser severo com possibilidade de chuvas intensas e muito frio. Os cumes das cordilheiras que cercam os fiordes deverão estar ainda com neve promovendo visuais magníficos durante nossa jornada.

A área de navegação pode ter variações de marés acima dos 6 metros (18 pés) implicando no recuo do mar em muitos de metros, oferecendo uma nova variedade de visuais e desafios durante os dias.

Isto, também requer uma logística complexa a ser combinado com o quadro de ventos e margens íngremes, o que envolve remada noturna ou na madrugada exigindo espírito de aventura, atitude positiva e muito trabalho em equipe.

 A ÁREA:

Os picos de granito da costa da Cordilheira dos Andes são cortados profundamente até o mar formando os Fiordes Quintupeu, Cahuelmó e Comau, assim formando o Pumalin National Park, produzindo a mais espetacular experiência em caiaques oceânicos da Patagônia Norte. Hot Springs, leões marinhos, golfinhos e até baleias, exuberante floresta tropical e centenas de cachoeiras de diversos tamanhos caracterizam a jornada.

Parque Pumalin:www.parquepumalin.cl

Estas terras foram declaradas Santuário Natural em agosto de 2005 pelo Governo Chileno.

O Parque Pumalin, composto pelos fiordes de Comau, Quintupeu e Cahuelmó está protegido a oeste pelo Golfo de Ancud. A região oferece uma das mais excitantes remadas em caiaques oceânicos do mundo e possui uma das maiores variedades e habitat de vida selvagem ao longo da costa sul do Pacífico.

Seus fiordes são íngremes e verdes. Através da selva, surgem grandes cascatas e rios de água quente de proveniência vulcânica.

O Parque Pumalin e seus fiordes é um lugar especial, realmente um dos últimos lugares no mundo quase intocado pela pegada humana.

É um grande paraíso pronto para ser explorado, não de carro ou de ônibus, mas de uma maneira que nós podemos ir embora tocados pela sua beleza, e ter deixado exatamente como foi e tem sido há anos.

  

INVESTIMENTO – “POR PESSOA”

EXPEDIÇÃO: (6 DIAS = 00 A 00 de abril)

Serviços Yak Expediciones & CASA DE AVENTURA           U$ 0.000,00

  • Condições: Em ordem de confirmação/reserva é necessário um deposito de Ch$ 100.000 (Cem mil Pesos Chilenos) (Aprox. U$ 200,00 (Dólares Americanos)) por pessoa Via Western Union (Bradesco/Banco do Brasil) + Taxa para Yak Expediciones no Chile.
  • Restante do pagamento SALDO U$ 0.000,00 deve ser pago aqui:
  • Não são aceitos Cartões de Credito / Travel Checks.
  • Álvaro Diogo Bado Walendowsky representado por sua pessoa física é responsável pelos trâmites.
  • Você pode obter maiores informações sobre a credibilidade de nossos serviços consultando participantes anteriores e/ou com a empresa chilena Yak Expediciones caso sinta a necessidade.

INCLUI:

  • Translado – Puerto Varas – Hornopirén (início da expedição) – Puerto Varas
  • Ticket Ferry Boat – Reloncaví Fiorde
  • Alimentação durante a expedição – Em alguns casos, provida por famílias locais de pescadores. Almoço do dia 2 até o dia 6. Durante a expedição: (C) Café da Manhã – (A) Almoço – (J) Janta
  • Equipamento de navegação: Caiaques solo / duplo – Importado dos EUA ou Alemanha – Modelos de expedição com leme – Saia – Remos – Coletes Salva Vidas – Jaquetas de remada.
  • Equipamento de cozinha e tenda para o grupo;
  • Acesso a todas as Hot Springs do roteiro – 4 dias e 3 diferentes Hot Springs
  • Retorno embarcado (dia 8)
  • Equipamentos de segurança: Telefone satelital – Radio Marine VHF – Tabelas de Marés e Fotos satélites do local.
  • Seguro durante a navegação em caiaques (Empresa chilena)
  • Guia Profissional chileno
  • Líder Profissional brasileiro

 NÃO INCLUI:

  • Alimentação extra/pessoal – A seu critério.
  • Vestuário pessoal. * Consulte Check List.
  • Camping pessoal – Barraca de ataque 2P, Saco de dormir, Isolante Térmico;

A CASA DE AVENTURA DISPÕE DE EQUIPAMENTOS DE CAMPING PARA ALUGUEL. CONSULTE.

 

PACOTE AÉREO + TERRESTRE (Em Dólares – Por pessoa)  U$ 000,00

INCLUI:

– Passagem aérea (Guarulhos/ Puerto Montt/Guarulhos) – 00 noites de hospedagem com café da manhã de 00 a 00/04 no hotel Colonos del Sur Mirador em Puerto Varas.

– 00 noites de hospedagem com café da manhã de 00 a 00/04 no hotel Colonos del Sur Mirador em Puerto Varas.

– Traslado do aeroporto Puerto Montt ao hotel em Puerto Varas em 00/04. Apartamento triplo.

– Traslado do hotel em Puerto Varas ao aeroporto em Puerto Montt em 00/04. Apartamento triplo

FORMAS DE PAGAMENTO:

IMPORTANTE: 

* O PACOTE “AÉREO + TERRESTRE está sob responsabilidade da Agencia Le Monde Turismo de Balneário Camboriú SC – Na pessoa de Cristiano Lemke – (47) 3366-1169 ou cristiano@lemondeturismo.com.br

Nada está reservado.
Todos os serviços acima estão somente orçados e sujeitos a alteração sem prévio aviso.
Os valores mencionados em moeda estrangeira devem ser convertidos para real no cambio do dia do pagamento.
O preço final teremos somente após a confirmação da parte aérea e todos os serviços terrestres citados. Junto com os nomes completo dos passageiros.
Os serviços da Yak Expediciones não estão inclusos nesse pacote.

RESUMO

SEGMENTO – *Valores POR PESSOA U$
EXPEDIÇÃO (6 DIAS) 0.000,00
AÉREO + TRANSLADOS + 04 NOITES HOTEL + VULCÃO OSORNO 000,00
TOTAL: 0.000,0