Publicado em

CANOAGEM & CULTURA Titikaka Kayak & Cultural Experience 14 Dias – PUNO – PERU (Agosto 2020)

Lago Titicaca Kayak

TREKKING Circuito Huayhuash Clássico - – HUARAZ – PERU (Junho 2020)

Um dos mais clássicos e belos circuitos de caminhada do planeta, o Trekking Huayhuash, nos Andes peruanos! O circuito que contorna a cordilheira de mesmo nome (Huayhuash) é pouco conhecido para muitos, mas, muito conhecido para os mais aficionados em montanhismo puro. A beleza dos visuais da Cordilheira Huayhuash é comparada aos Himalaias, as Rochosas norte americanas e também aos Alpes e está localizada em uma das seções mais remotas dos Andes.

Roteiro destinado aos que procuram por uma aventura que exige resistência física e muita disposição para encarar dias intensos e absolutamente, magníficos. Seus dias serão premiados com as mais belas paisagens de montanhas e sentimentos únicos, além da imaginação. Os visuais são tirar o fôlego, literalmente.

É muito mais do que apenas um trekking. É uma expedição que o levará de encontro ao mais puro montanhismo na Cordilheira dos Andes, uma imersão na cultura dos povos andinos e encontros diretos com campesinos ainda cultivando hábitos milenares. Uma viagem genuína, uma aventura no templo do montanhismo de altitude sul americano.

FICHA TÉCNICA

Local

Lago Titicaca
Puno – Ancash – Peru

Duração

14 Dias / 13 Noites

Distância

Pode chegar a 50 km
(Diluídos no programa)

Dificuldade

Fácil - Moderado

Acomodação

Hotel e
Casa de Família Nativa

Vagas

Mínimo: 04
Máximo: 10 Pessoas

Altitude Mínima

3.827m.a.n.m. (Puno)

Altitude Máxima

4.050m.a.n.m. 
(Ilhas Amantani e Taquile)

Temp. Média (Dia)

+12 a 20º C

Temp Média (Noite)

+10 a 0º C

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

Alvaro Walendowsky

Alvaro Walendowsky será o Líder desta Expedição, pois, Alvaro conhece o Lago Titicaca. 

Líder & Guia Brasileiro – Alvaro vem se tornando um especialista em terras e águas peruanas, já conta com quatro temporadas no Peru, nas montanhas da Cordilheiras Huayhuash & Blanca (15/17/18/19) e uma expedição solitária de 400km em caiaques ao redor do Lago Titicaca em 2019, onde, conheceu e viveu as emoções que este ambiente único oferece. 

Alvaro é um profissional experiente em canoagem de expedição. Possui treinamentos em resgates e primeiros socorros, o que pode ser e fazer diferença em relação a sua segurança durante as atividades. Ainda, estará acompanhado de guias nativos na condução desse programa. Guias estes, também treinados por Alvaro em 2019.

 

Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições em montanhas, mares e rios, treinamentos e certificações adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos dezenove anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo e canoagem oceânica. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska. Instrutor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association. Curso Progressão em Glaciar e Escalada em Gelo, na Cordillera Blanca entre outros.

Ao chegar em Puno – PERU – Você estará acompanhado por Álvaro. Logo, vamos nos dirigir a nossa hospedagem selecionada e nos encontrar com nosso receptivo, Sr. Edgar, que estará nos esperando. 

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

Cordilheira Huayhuash (Andes Norte) – De tão bela e tão importante esta sub cordilheira da Cordilheira dos Andes Norte foi declarada Reserva Natural em 2002. A cada ano a Cordilheira Huayhuash atrai caminhantes e escaladores de todo o mundo em busca das particularidades deste trecho andino e de se encantar por suas belezas naturais. Tais belezas colocaram o Circuito Huayhuash na seleta lista dos cinco mais belos trekking do planeta, mas, há quem discorde, afirmando que possa ser o mais belo trekking do mundo! Somente na Huayhuash são seis montanhas com seus cumes acima dos 6.000 m e mais de uma dezena que ultrapassa os 5.000 m acima do nível do mar, montanhas estas, será o plano de fundo desta bela e intensa expedição que você está prestes a participar!

Além das lindas montanhas e seus nevados, na Huayhuash encontram-se dezenas de lagunas glaciares, com água verde e azul esmeralda cintilante como a Carhuacocha, a sequência das três lagunas formadas pela neve do Yerupajá e Glaciar Sarapo. Também a afamada laguna Jahuacocha e Sarapococha, está onde nas proximidades Joe Simpson e Simon Iates protagonizaram uma incrível história que gerou o filme Touching The Void.

Para realizar esta caminhada da Cordilheira Huayhuash é necessário dispor de pelo menos dois dias para o processo de aclimatação e preparação, anunciados em nossa programação.

A maioria das rotas de trekking da Cordilheira Huayhuash são consideradas de alta demanda física, devido ao fator “altitude”. Durante qualquer trecho deste trekking, você sempre estará acima dos 4.000 m.a.n.m. em terreno de montanha.

Para ingressar nesta jornada você deve estar se sentindo em ótimas condições físicas para sustentar subidas íngremes que possam durar 2, 3, 4 horas e gerenciar longas descidas após cruzar passos. Ainda, se sentir confortável em pernoitar em barracas em condições de montanha (frio, neve, chuva, ventos) por diversos dias e ainda, desfrutar de tudo isso!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO:

  • Ambiente de montanha inóspito, selvagem, grandioso
  • 02 Trekkings diários de aclimatação pré Circuito Huayhuash (Rataquenua & Lag. Churup)
  • 10 Dias de trekking de altitude
  • Caminhadas diárias em média 12 km
  • “passos” entre vales acima dos 4.500 m
  • Noites e madrugadas com temperaturas negativas, forte geada, possibilidade de neve
  • Dias até quentes beirando os 20º C e madrugadas congelantes
  • História e Cultura
  • Muita diversão
  • Rodeados de imponentes montanhas nevadas, lagunas, vales, animais selvagens e visuais impressionantes
  • Presenciar avalanches de neve
  • Observação de aves de rapina como o imenso Condor
  • Estrutura de apoio: Arrieiro, cozinheiro e animais carregadores e cavalo de emergência para evacuação de doentes, oxigênio, etc.

Pré requisitos:

Muito bom condicionamento físico e psicológico para ambientes inóspitos.

Curso e/ou experiência mínima em travessias – Noites em barracas

Atestado médico para atividades físicas e intensas
(principalmente aeróbica)

Treinamento físico frequente tipo funcional para desempenho aeróbico intenso

Uso de equipamentos e vestuário de boa qualidade, resistentes, leves e funcionais

Ótimo senso de humor e muita, mas muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

O trekking pelo Circuito Huayhuash é uma caminhada desafiadora por se tratar de um trekking de altitude e de vários dias em ar rarefeito e com o conforto de acampamento. Aclimatação é requerida, assim como, um indivíduo de corpo e mente saudáveis.

São caminhadas de até 8 h por dia em trilhas, que variam desde fáceis até passagens mais estreitas sem proteções, íngremes, de solo de pedra muitas vezes, soltas, com a necessidade de se transpor passos de altitudes a cada dia na travessia de um vale/acampamento a outro.

Os acampamentos são montados na maioria dos dias acima dos 4.000 m. Os passos a se transpor estão de 4.600 m a 5.015 m. Caminha-se em média 12 km por dia, alguns mais, outros menos.

Deve-se levar em consideração a saúde geral do indivíduo, pois, o que pode ser fácil para um, pode ser quase impossível para outro. Tudo é relativo entre forma física x experiência x idade e principalmente, o ânimo, a motivação pessoal de conquistar sua marca diária.

O clima na Cordilheira Huayhuash é considerado semi seco e frio e seu período de chuvas (inverno) vai de novembro a março. Temperatura média anual é de 14º C e a melhor época do ano para o montanhismo é entre maio e setembro. Neste período por não haver muita chuva os dias podem ser ensolarados e até bem quentes beirando os 25º C de dia e madrugadas geladas, com temperaturas próximas a -10º C. Até mesmo nevascas podem acontecer em alguns pontos do circuito.

Um dos tópicos mais importantes para se ter sucesso em sua expedição além da sua boa saúde, é a sua alimentação. Seu corpo vai necessitar de muita energia durante vários dias caminhando e acampando, principalmente em ambiente frio e ar rarefeito!

Nossos cozinheiros vão preparar ótimas refeições para você no café da manhã e jantar, únicas ocasiões em que a cozinha será montada. Durante seu dia de caminhada, você deve transportar a “ração de marcha”, ou seja, a comida de sua preferência durante a atividade física. Recomenda-se beber muita água e ingerir alimentos saudáveis e energéticos a sua preferência. Frutas secas, castanhas, amêndoas, barras de cereal ou proteína, chocolates, frutas etc.

Em sua ficha de inscrição, você vai nos dar detalhes de sua dieta para que possamos lhe atender em relação à alimentação.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1 - 17 de Junho de 2020
Dia 1 - 17 de Junho de 2020

AÉREO: BRASIL - PERU (LIMA)

Dia 2 - 18 de Junho de 2020
Dia 2 - 18 de Junho de 2020

TERRESTRE (ÔNIBUS): LIMA > HUARAZ

Duração: 8 a 9 Horas de viagem
Pernoite em Hostel

Dia 3 - 19 de Junho de 2020
Dia 3 - 19 de Junho de 2020

HUARAZ - HIKING ACLIMATAÇÃO ao Mirador Rataquenua & Dia Livre

  • Pernoite Hostel
  • Seu primeiro dia completo em Huaraz (3.100m) – Início do processo de aclimatação e boas vindas
  • Após o café da manhã em nossa hospedagem, vamos sair para conhecer a cidade realizando uma caminhada ao Mirador Rataquenua, aproveitando para conhecer sua cultura e seu povo. Neste mirante, teremos uma linda vista e perspectiva da cidade, cercada pelas Cordilheiras Negra e Blanca.
  • Resto do dia livre
Dia 4 - 20 de Junho de 2020
Dia 4 - 20 de Junho de 2020

HIKING ACLIMATAÇÃO - Laguna Churup (4.450m)

  • Café da manhã (Incluso/Hotel)
  • 9 h - Saída em translado privado até a base de início da caminhada a Laguna Churup e Micro Laguna Churup.
  • 17 h - Previsão de retorno a cidade de Huaraz
  • Pernoite em Hostel
Dia 5 - 21 de Junho de 2020
Dia 5 - 21 de Junho de 2020

HUARAZ 3090m – CHIQUIAN 3374m – LLAMAC 3300m - CUARTELWAIN 4180m

  • Café da Manhã (Incluso/Hotel) -
  • Dia de deslocamento em transporte privado para a Cordilheira Huayhuash, passando pelos povoados de Chiquián e Llamac - Logo seguimos até nosso primeiro acampamento Quartelwain 4.180m, onde, encontraremos nossa equipe de apoio, nosso arrieiro, cozinheiro e nossos simpáticos burrinhos que transportarão nossa carga pesada.

Tempo de viagem (van): 6 horas
Desnível (+): 1,070m

Dia 6 - 22 de Junho de 2020
Dia 6 - 22 de Junho de 2020

CUARTELWAIN 4180m - PASO CACANAN PUNTA 4700m - LAGUNA MITUCOCHA 4.100m

  • Após tomarmos um saudável café da manhã, partiremos para cruzar o ponto mais alto do dia e nosso primeiro passo de montanha, o Paso Cacanan Punta aos 4.700m. Descendo o Paso, seguimos rumo ao nosso acampamento Laguna Mitucocha 4.150m, onde, você terá uma visão panorâmica espetacular dos nevados Rondoy, Jirishanca, Ninashanca.

Tempo de caminhada: 6 a 7 horas
Desnível (+): 520 m

Dia 7 - 23 de Junho de 2020
Dia 7 - 23 de Junho de 2020

LAG. MITUCOCHA 4.150m - PASSO CARHUAC 4.600m - CARHUACOCHA 4.345m

  • Este é um dia em que cruzaremos por um dos mais belos trechos de todo o circuito. Subiremos até o Paso Carhuac 4.650m e então descemos diretamente ao próximo acampamento às margens da Laguna Carhuacocha 4.250m.
  • Se o tempo permitir e você estiver se sentindo disposto e forte fisicamente, poderemos optar por uma rota alternativa e mais exigente por um passo de 4.800m, com vistas espetaculares de Jirichanca Chica, passando por um lindo lago chamado Laguna Azul. nesta rota alternativa não existe uma trilha definida, existe apenas uma seção de curta de rochas. Esta rota é utilizada apenas para quando o grupo de excursionistas estiver em boa forma e com alguma experiência em caminhadas nessas condições.

Tempo de caminhada: 6 a 7 horas
Desnível (+): 450 m

Dia 8 - 24 de Junho de 2020
Dia 8 - 24 de Junho de 2020

LAGUNA CARHUACOCHA - PASSO SIULA 4.800m - HUAYHUASH

  • Aqui, também com a permissão do tempo, podemos optar por uma rota alternativa e mais exigente pelo Paso Siula 4.800m após cruzar as Lagunas do Siula e Quesilococha. As visões de lá, são espetaculares! Você verá as imponentes montanhas e glaciares de muito perto, ainda, com muita frequência acontecem avalanches de neve, blocos de gelo flutuando nas lagunas. Dia espetacular.

Tempo de caminhada: 7 a 8 horas
Desnível (+): 455 m

Dia 9 - 25 de Junho de 2020
Dia 9 - 25 de Junho de 2020

HUAYHUASH - PASSO PORTACHUELO 4.650 - VICONGA ÁGUAS TERMAIS 

  • Ao deixarmos nosso acampamento, vamos em direção ao Paso Portachuelo de Huayhuash 4.650m e de lá, poderemos observar a Cordilheira Raura, as montanhas de León Huacanan entre outras, então, descemos passando pela Laguna de Viconga e rumamos ao nosso acampamento, nas águas termais de mesmo nome.
  • Resto do dia para descansar e aproveitar para relaxar e se divertir nas águas quentes. Dar uma geral em suas roupas e equipamentos. Um lugar perfeito para recuperar as energias e desfrutar da natureza.

Tempo de caminhada: 6 a 7 horas
Desnível (+): 000m

Dia 10 - 26 de Junho de 2020
Dia 10 - 26 de Junho de 2020

TERMAIS DE VICONGA 4.350m – PASSO CUYOC 5.015m - HUANACPATAY

  • Ao partirmos do nosso acampamento, vamos seguir subindo por cerca de 3 horas até o passo mais alto do circuito, o Paso Cuyoc. De lá avistamos também a Cordilheira Raura e demais montanhas da Cordilheira Huayhuash, como a Pumarinry Cuyoc, Jurao etc e baixamos por um terreno arenoso ao acampamento Huanacpatay.

Tempo de caminhada: 6 a 7 horas
Desnível (+): 665 m

Dia 11 - 27 de Junho de 2020
Dia 11 - 27 de Junho de 2020

HUANACPATAY - HUAYLLAPA - HUTIAC

  • Novamente após nosso café da manhã, partimos e damos início a uma descida em zigue zague até o povoado de Huayllapa, um povoado muito antigo e remoto. Por lá, vamos baixar acampamento numa localidade chamada Hutiac.

Tempo de caminhada: 6 a 7 horas
Desnível (+): 000 m

Dia 12 - 28 de Junho de 2020
Dia 12 - 28 de Junho de 2020

HUTIAC - PASSO TAPUSH 4.750 - PASSO YAUCHA 4.800 - JAHUACOCHA

  • Chegamos ao dia de maior intensidade do circuito, em muitos sentidos. Pois, vamos encarar a caminhada mais longa da expedição. Do alto dos passos Tapuch e Punta Yaucha você terá uma das visões mais lindas de toda a caminhada, contemplando os nevados Diablo Mudo, Yerupajá, Huacrish, Rondoy. No horizonte, veremos o Nevado Siula Grande com sua famosa rota de escalada do filme Touching the Void, uma história real sobre dois jovens escaladores ingleses.

Tempo de caminhada: 5 a 6 horas
Desnível (+): 753 m

Dia 13 - 29 de Junho de 2020
Dia 13 - 29 de Junho de 2020

JAHUACOCHA - VISITA PASSO SAMBUNYA 4.750 - JAHUACOCHA

  • Um dia de duas opções: 1) Uma subida até o mirante de Sambunya, onde, pode-se observar quase todas as montanhas da Cord. Huayhuash. 2) Aos que preferirem permanecer no acampamento e tirar um dia de descanso, relaxar, caminhar aos arredores dos acampamentos, estarão livres para tal.

Tempo de caminhada:

Dia 14 - 30 de Junho de 2020
Dia 14 - 30 de Junho de 2020

JAHUACOCHA 4150m – PASSO PAMPA LLAMAC 4.300 - LLAMAC - HUARAZ

  • Último dia do circuito. Acordaremos bem cedo e partimos para uma subida gradual ao nosso último passo, o Pampa Llamac, de onde teremos as nossas últimas visões da Cord. Huayhuash. Então, baixamos ao povoado de Llamac para finalizar nossa expedição.
  • Em Llamac nossa van privada estará esperando para nos levar de volta a Huaraz para aquele merecido banho no hotel selecionado e uma bela janta de confraternização entre todos!

Tempo de caminhada: 5 a 6 horas

Dia 15 - 01 de Julho de 2020
Dia 15 - 01 de Julho de 2020

HUARAZ - DIA LIVRE - RETORNO A LIMA (PERNOITE ÔNIBUS) - FIM DOS NOSSOS SERVIÇOS

  • Dia para você descansar e curtir a cidade, ou, optar por algum roteiro cultural, como ir conhecer as Ruínas de Chavin por exemplo, altamente recomendado. Chavin é uma das, ou talvez a mais antiga cultura sul americana, considerada até a "cultura Mãe" da América do Sul. Vale a pena o passeio.
  • Vamos acompanhar você até o terminal rodoviário onde nos despediremos e aqui, encerra-se nossos serviços.
  • 22h - Saída para Lima em ônibus - Previsão de chegada na capital peruana as 6h da manhã. Translado para Hotel - Dia livre para conhecer Lima e seus encantos.
Dia 16 - 02 de Julho de 2020
Dia 16 - 02 de Julho de 2020

LIMA - Dia Livre

Dia 17 - 02 de Jullho de 2020
Dia 17 - 02 de Jullho de 2020

TRANSFER Lima-Aeroporto - Vôo: Lima > Brasil

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Guia brasileiro (Líder de grupo)
  • Translado em Van privada: Aeroporto Lima – Terminal Rodoviário (Ida)
  • Translado em Van privada: Terminal Rodoviário – Miraflores/Lima (Volta)
  • Translado em van privada: Lima – Aeroporto
  • Translado em Ônibus (8h / Viagem): Lima – Huaraz
  • Translado em Ônibus (8h / Viagem): Huaraz – Lima
  • Atendimento personalizado em Huaraz
  • 04 Noites de Hotel com Café da Manhã (Quarto Duplo) em Huaraz – Hotel La Aurora ***
  • 01 Noite de Hotel com Café da Manhã (Quarto Duplo) em Lima
  • 02 Trekkings de aclimatação com transporte e Guia (Rataquenua & Lag. Churup)
  • Transporte Privado: Huaraz – Chiquián – Llamac & Retorno.
  • Taxas de passagem nas comunidades campesinas em Huayhuash
  • Cozinheiro
  • Todos os utensílios de cozinha
  • Barracas de GRUPO: Cozinha + Refeitório + Banheiro privado
  • Arrieiro e mulas (Condutor e animais carregadores)
  • Cavalo de emergência (para evacuação de doentes)
  • Oxigênio (Para casos de extrema necessidade)
  • Alimentação completa e lanches durante todos os dias de trekking – Inclusive alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Veículos revisados & Motoristas de confiança (Importante no Peru)
  • Barracas 2 lugares (Se você não tiver seu próprio equipamento)

NÃO INCLUÍ:

  • Passagens aéreas internacionais
  • Almoços e Jantas extra (Huaraz e Lima)
  • Saco de Dormir de Pluma (Aluguel para 10 Dias)
  • Isolante/colchonete térmico inflável
  • Seguro viagem
  • Vestuário e equipamentos pessoais
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate
  • Gorjetas
  • Outras despesas pessoais não especificadas

VALOR APROXIMADO

U$ 650,00
U$250,00
U$  50,00
U$ 35,00
U$ 150,00

INVESTIMENTO POR PESSOA:

2 PAX

U$ 2736,00 por pessoa
  •  

3 PAX

U$ 2368,00 por pessoa
  •  

4 PAX

U$ 2177,25 por pessoa
  •  

5 PAX

U$ 2003,00 por pessoa
  •  

6 PAX

U$ 1957,50 por pessoa
  •  

CONDIÇÕES para INGRESSO :

+ SINAL: Inscrição/Confirmação: …………….……………………………………………. U$    550,00

+ SALDO (Quitação até 1º de JUNHO)

  • Podendo ser parcelado diretamente com a Casa de Aventura (em Dólares Americanos) – Consulte!
  • Fechamento de valores (Depósito/pagamento) na cotação do Dólar Turismo do dia da confirmação.
  • Por favor, nos consulte antes de realizar qualquer transação financeira!

INTERESSADO? PREENCHA O FORMULÁRIO ABAIXO QUE ENTRAREMOS EM CONTATO:


CONFIRA OUTRAS EXPERIÊNCIAS DISPONÍVEIS EM NOSSA AGENDA: