Publicado em

CANOAGEM Travessia do Lagamar – Cananéia SP – Ilha do Mel PR – 6 DIAS/5 NOITES

canoagem-travessia-lagamar

CANOAGEM Travessia do Lagamar - Cananéia(SP) > Ilha do Mel(PR) 95 Km

A proposta desta incrível viagem é oferecer a você uma verdadeira experiência em caiaques oceânicos, uma forma prazerosa de viajar pela natureza, eficiente, silenciosa e engrandecedora! Uma expedição estruturada e segura. Uma jornada pela natureza e história do Brasil cruzando por água os magníficos canais do Lagamar, o “berçário do Atlântico Sul”! Em suas águas se reproduzem diversas espécies de peixes e crustáceos, garantindo a sustentação de uma fabulosa cadeia alimentar marinha. Já em terra, é a casa de onças, capivaras, tamanduás e os maiores macacos das Américas, os muriquis, todos, convivem com animais endêmicos e ameaçados de extinção. Também vivem por lá os jacarés de papo amarelo, lontras, botos e golfinhos. 

Devido a sua beleza, bioma e seu contexto histórico, a Travessia do Lagamar acaba se tornando uma das rotas mais clássica de canoagem de expedição do Brasil. Um roteiro destinado a praticamente todos os níveis de remadores e aos que procuram por uma aventura de verdade, de encontro com a vida selvagem da Mata Atlântica a bordo dos fascinantes caiaques de travessia na companhia de profissionais experientes, responsáveis e muito divertidos. 🙂

 

FICHA TÉCNICA

Local

Início: Cananéia SP
Término: Paranaguá PR

Duração

06 Dias / 05 Noites

Distância

95 km

Dificuldade

Técnica: Fácil-Moderada Física: Moderada-Alta

Acomodação

01 Noite em Pousada 04 Noites Acampamento

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

canoagem travessia do lagamar

Alvaro Walendowsky

Alvaro Walendowsky será o Líder desta Expedição. Alvaro conhece toda a região, é claro. Realizou esta travessia de forma autônoma em 2017 e 2018, agora, vai conduzir você por esta jornada em caiaques. Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições em montanhas, mares e rios, treinamentos e certificações adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos dezoito anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo (Trekking / Escalada em Rocha / Alta Montanha) e canoagem oceânica. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska / Instructor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association entre outros.

Na CANOAGEM de EXPEDIÇÃO destacam-se: Rio Cristalino no MT (300km/7 dias/2009). Circunavegação da Ilha de Santa Catarina (140km/4 dias/2011). Rio Exploradores a Laguna Glaciar San Rafael e Retorno (280km/9dias/2011). Peruíbe SP – Paranaguá PR (240km/7 dias/2017), Cananéia SP – Penha SC (240km/7 dias/2018) e diversas outras pela costa catarinense, seu campo de treinamento. Golfo do Alaska (Whitier a Port Valdez – 240km/15 Dias/2013) Duas vezes os Fiordes da Patagônia (2009/2014).  Península Valdes (5 dias/2014). Lago Titicaca (3.810m.a.n.m.) 400km / 12 dias / 2019. 

Ivo Leonardo Schmitz será o auxiliar e cozinheiro desta Expedição. Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui grande interesse pela culinária e irá proporcionar aos participantes uma alimentação adequada para as atividades físicas diárias. Sempre preparando refeições com produtos frescos e saudáveis complementando com lanches, utilizando sempre que possível da culinária local.

Na CANOAGEM possui certificações ACA Level 2 Essentials of Kayak Touring, ACA LEVEL 3 Costal Kayak Basic Strokes & Rescue, ACA Surf Zone Level 3, além de estar qualificado para atendimento de Primeiros Socorros em Área Remotas pela ASHI Internacional.

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

Nossa jornada em caiaques de travessia vai cruzar o Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Canal do Varadouro, Baía de Paranaguá até a Ilha do Mel. Este Complexo Estuarino-Lagunar abrange ainda o Município de Ilha Comprida e possui um significativo conjunto  de atributos ambientais e culturais, constituídos de cobertura vegetal original, manguezais e restingas. Caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também como um dos ecossistemas costeiros mais produtivos do mundo. Por ser uma área extremamente vulnerável, encontra-se sob jurisdição de um mosaico de Unidades de Conservação (UC). Em 1993, a região foi reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e em 1999, recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela UNESCO. 

Cananéia – Nosso ponto de partida. O munícípio de Cananéia é considerada por alguns o povoado mais antigo do Brasil (5 meses antes da fundação de São Vicente) mas, por falta de documentação oficial que comprove tal fato, São Vicente ainda é a cidade mais antiga. Atualmente, o Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do Século XIX. Lá, também faremos uma parada com pernoite em pousada e visita a cidade, que também conta com um importante porto pesqueiro.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso – Este Parque foi criado em 1962 e conta com uma área superior a 13 mil hectares (151km2) onde são encontrados diversos tipos de vegetação da Mata Atlântica, que proporcionam uma extraordinária variedade de ambientes e de grande diversidade biológica. Suas áreas são ocupadas por comunidades caiçaras e indígenas e pela infra estrutura da implantação do Parque. A presença humana na Ilha é de ocupação de visitantes, pesquisadores e funcionários, ainda, os caiçaras, veranistas e índios da etnia guarani-mbyá, totalizando cerca de 480 pessoas. Suas comunidades estão distribuídas pelas localidades de Marujá, Enseada da Baleia, Pontal do Leste, Foles, Cambriú, Itacuruçá, Pereirinha e os diversos sítios da face lagunar.

Vila “fantasma” de Ararapira – O vilarejo é uma localidade que perde-se na história do Brasil. Inicialmente chamada de Vila São José de Ararapira, foi uma das vinte vilas fundadas pela coroa portuguesa da Capitania de São Paulo no século XVIII. Nos anos 30 do século XX a vila era habitada por cerca de 500 famílias e haviam casas de comércio e alimentos. Um motor a diesel fornecia energia. Após a abertura do Canal do Varadouro, aumentou a ação erosiva das águas que engoliram parte da vila. O regime das marés continuou “roubando” as casas e a vila foi abandonada. Seu cemitério continua sendo usado pelas comunidades da região. Sua visitação é impulsionada hoje pelas histórias fantasmas da vila. 

Canal do Varadouro – Trata-se de um canal aberto pelas mãos humanas nos anos 50, mais precisamente em 1952, com o objetivo de conectar a região lagunar de Cananéia a Baía dos Pinheiros em Paranguá pelos pescadores e mercantes da navegação de cabotagem. Foi construído, ou, escavado utilizando como leito a antiga trilha caiçara de ligação, medindo 6km de extensão, 50 metros de largura e cerca de 6 metros de profundidade. O Canal em si é artificial e seu nome deriva da expressão usada pelos pescadores da época que precisavam ” varar” a terra com suas canoas. 

Ilha do Mel – Mais do que uma simples ilha, um paraíso brasileiro com características incríveis que fará você se surpreender! A ilha pertence ao município de Paranaguá, estado do Paraná e é uma área de preservação administrada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná. Com 25 quilômetros de belas praias, desertas ou pouco urbanizadas, a população se distribui em pequenas vilas, como a Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Na ilha não é permitido nenhum tipo de veículo auto motor e de tração animal e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia. A locomoção pela ilha é feita por trilhas de terra e que dão a impressão de que o lugar, parou no tempo. 

 

ALGUNS DETALHES SOBRE A VIAGEM:

  • Áreas de Preservação
  • Remadas diárias em média 25 km
  • Pernoites em Pousadas simples
  • Pernoites em acampamentos selvagens
  • História e Cultura
  • Rodeados de imponentes florestas de Mata Atlântica. Vida selvagem abundante. 
  • Passagem por antigas vilas Caiçaras ainda resistentes
  • Passagem pelos povoados mais antigos do Brasil
  • Cruzaremos o Canal do Varadouro – Aberto pelas mãos humanas
  • Observação de aves, botos, golfinhos
  • Muita diversão

Pré requisitos:

Muito bom condicionamento físico e psicológico para ambientes inóspitos.

Curso e/ou experiência mínima em travessias – Noites em barracas

Atestado médico para atividades físicas e intensas
(principalmente aeróbica)

Treinamento físico frequente tipo funcional para desempenho aeróbico intenso

Uso de equipamentos e vestuário de boa qualidade, resistentes, leves e funcionais

Ótimo senso de humor e muita, mas muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

Essa expedição em caiaques tem como principal característica suas águas calmas em meio a maior área de Floresta de Mata Atlântica do Brasil. Sem falar da cultura e história dos povos caiçaras que ali vivem e ainda resistem aos tempos modernos. 

São remadas em média de 25 km por dia, uns mais e outros menos, variando as paisagens que serão acompanhadas pela rica fauna do lugar. Muitos botos, golfinhos, revoadas de aves como os lindos guarás, de coloração vermelha que se destacam diante o verde da floresta! 

Nossas hospedagens serão simples, junto aos nativos caiçaras em vilas. Os acampamentos são montados em seus terrenos, com alguma pequena estrutura de banheiro, por exemplo. 

Deve-se levar em consideração a saúde geral do indivíduo, pois, o que pode ser fácil para um, pode ser quase impossível para outro. Tudo é relativo entre forma física x experiência x idade e principalmente, o ânimo, a motivação pessoal de conquistar sua marca diária. Sim, você pode!

O clima na região do Lagamar em geral é considerado úmido e quente. Seu período menos chuvoso é entre abril e setembro, onde, sua temperatura média é de 18º C. Já o alto verão, é mais quente e chuvoso. Escolhemos o mês de abril exatamente por estar na transição de estações, o que também, pode diminuir um pouco a quantidade de mosquitos endêmicos da região, os “polvinhas”, danados! 😉 

 

 

Um dos tópicos mais importantes para se ter sucesso em sua expedição além da sua boa saúde, é a sua alimentação. Seu corpo vai necessitar de muita energia durante vários dias remando e se mantendo dentro dos caiaques. E, cuidar muito com sua proteção ao sol. 

Nosso time de profissionais conta com um auxiliar “expert” em cozinha de expedição. Ele, irá preparar ótimas refeições para você no café da manhã e jantar, únicas ocasiões em que a cozinha de campo será montada (não espere por “almoço” durante o dia). Neste caso, para o período de remada, vamos lhe servir sanduíche e frutas para complementar a “ração de marcha”.

A “ração de marcha”, nada mais é do que a comida de sua preferência durante a atividade física. Recomenda-se beber muita água e ingerir alimentos saudáveis e energéticos à sua preferência. Frutas secas, castanhas, amêndoas, barras de cereal ou proteína, chocolates, frutas, etc. Resumindo: ENERGIA!

Em sua ficha de inscrição, você vai nos dar detalhes de sua dieta para que possamos lhe atender em relação à alimentação. Seja uma pessoa com intolerâncias a alguns alimentos, por exemplo: Glúten, carne, etc… 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1:
Dia 1:

TERRESTRE: SUA CIDADE - CANANÉIA (SP)

18h - Encontro do grupo + Reunião + Briefing + Explosão E organização dos equipamentos

INCLUI: Hospedagem Pousada + Jantar

Dia 2:
Dia 2:

CANANÉIA - Vl. do MARUJÁ

Distância Aproximada: 34 Km / 7-8h de Remada

INCLUI: Café da Manhã + Lanche + Janta

Pernoite acampados em Barracas

Dia 3:
Dia 3:

Vl. do MARUJÁ - Vl. de FÁTIMA

Distância Aproximada: 25 Km / 5-6h de Remada

INCLUI: Café da Manhã + Lanche + Janta

Pernoite acampados em Barracas

Dia 4:
Dia 4:

Vl.de FÁTIMA - Vl. de BERTIOGA

Distância Aproximada: 16 Km / 3-4h de Remada

INCLUI: Café da Manhã + Lanche + Janta

Pernoite acampados em Barracas

Dia 5:
Dia 5:

Vl. de BERTIOGA (Via Superagui) - ILHA do MEL

Distância Aproximada: 20 Km / 4-5h de Remada

INCLUI: Café da Manhã + Lanche + Janta

Pernoite acampados em Barracas

Dia 6:
Dia 6:

ILHA do MEL - PARANAGUÁ (Embarcado) - RETORNO a SUA CIDADE

Último dia juntos! Após o café da manhã você terá o dia livre para conhecer a Ilha.

Aproximadamente ás 17h - Translado embarcado para Paranaguá

Fim dos nossos Serviços

Inclui: Café da Manhã + Translado Embarcado para Paranaguá

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Guia brasileiro (Líder de grupo)
  • Auxiliar/Cozinheiro
  • 01 Pernoite em Pousada com Café da Manhã em Cananéia 
  • 01 Pernoite em Camping na Ilha do Mel
  • Todo Equipamento de Camping: Barracas 2P + Isolante Térmico + Saco de Dormir
  • Todo Equipamento de Navegação – Caiaques Oceânicos + Remo + Colete + Saia e Acessórios
  • Todos os utensílios de cozinha pessoal e de grupo
  • Tenda de GRUPO: Cozinha / Sombra / Chuva
  • Alimentação completa e lanches durante todos os dias – Inclusive alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Translado embarcado Ilha do Mel – Paranaguá
  •  Seguro específico para atividades de aventura

NÃO INCLUÍ:

  • Transporte até Cananéia
  • Transporte de Paranguá
  • Almoços e Jantas extra mencionado no programa
  • Vestuário e equipamentos pessoais
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate
  • Gorjetas
  • Outras despesas pessoais não especificadas

VALOR POR PESSOA: R$ 1.535,00 (Mínimo 2 Clientes)

O QUE NOSSOS CLIENTES FALAM: