Publicado em

CANOAGEM Travessia do Lagamar – Cananéia SP – Ilha do Mel PR – 7 DIAS/6 NOITES

canoagem-travessia-do-lagamar-nova-2

CANOAGEM Travessia do Lagamar
Cananéia(SP) > Ilha do Mel(PR)
- 7 Dias - 110 Km

Esta é uma incrível viagem! E queremos oferecer a você uma verdadeira experiência em caiaques oceânicos, uma forma prazerosa de viajar pela natureza, eficiente, silenciosa e engrandecedora! Uma expedição estruturada e segura. Uma jornada pela natureza e história do Brasil cruzando por água os magníficos canais do Lagamar, o “berçário do Atlântico Sul”! Em suas águas se reproduzem diversas espécies de peixes e crustáceos, garantindo a sustentação de uma fabulosa cadeia alimentar marinha. Já em terra, é a casa de onças, capivaras, tamanduás e os maiores macacos das Américas, os muriquis, todos, convivem com animais endêmicos e ameaçados de extinção. Também vivem por lá os jacarés de papo amarelo, lontras, botos e golfinhos. 

Devido a sua beleza, bioma e seu contexto histórico, a Travessia do Lagamar acaba se tornando uma das rotas mais clássica de canoagem de expedição do Brasil. Um roteiro destinado a praticamente todos os níveis de remadores e aos que procuram por uma aventura de verdade, de encontro com a vida selvagem da Mata Atlântica a bordo dos fascinantes caiaques de travessia na companhia de profissionais experientes, responsáveis e muito divertidos. 🙂

PRÓXIMA SAÍDA:

FICHA TÉCNICA

Local

Início: Cananéia SP
Término: Pontal do Sul/PR

Duração

07 Dias

Distância

110 km

Dificuldade

Técnica: Fácil-Moderada Física: Moderada

Acomodação

02 Noites em Pousada 04 Noites Acampamento

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

alvaro-walendowsky

Alvaro Walendowsky

Alvaro Walendowsky Alvaro conhece toda a região, é claro. Realiza travessias e expedições por esta região desde 2017. Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições em montanhas, mares e rios, treinamentos e certificações adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos vinte anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo (Trekking / Escalada em Rocha / Alta Montanha), canoagem oceânica e mergulho. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska / Instructor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association e qualificado para atendimento de Primeiros Socorros em Área Remotas, entre outros.

Na CANOAGEM de EXPEDIÇÃO destacam-se: Rio Cristalino no MT (300km/7 dias/2009). Circunavegação da Ilha de Santa Catarina (140km/4 dias/2011). Rio Exploradores a Laguna Glaciar San Rafael e Retorno (280km/9dias/2011). Peruíbe SP – Paranaguá PR (240km/7 dias/2017), Cananéia SP – Penha SC (240km/7 dias/2018) e diversas outras pela costa catarinense, seu campo de treinamento. Golfo do Alaska (Whitier a Port Valdez – 240km/15 Dias/2013) Duas vezes os Fiordes da Patagônia (2009/2014).  Península Valdes (5 dias/2014). Lago Titicaca (3.810m.a.n.m.) 400km/12 dias (2019) e a Travessia Lagoa Mirim e Lagoa dos Patos (RS) 556km/22 Dias em 2020. 

Ivo Leonardo Schmitz – Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui grande interesse e conhecimento de culinária, inclusive, em campo e irá proporcionar a você uma alimentação adequada para as necessidades físicas diárias. Sempre, prepara refeições com produtos frescos e saudáveis complementando com lanches, utilizando sempre que possível a culinária local.

Na CANOAGEM possui certificações ACA Level 2 Essentials of Kayak Touring, ACA LEVEL 3 Costal Kayak Basic Strokes & Rescue, ACA Surf Zone e Open Water Level 4 e é qualificado para atendimento de Primeiros Socorros em Área Remotas pela ASHI Internacional.

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

Nossa jornada em caiaques de travessia vai cruzar o Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia, Parque Estadual da Ilha do Cardoso, Canal do Varadouro, Baía de Paranaguá até a Ilha do Mel. Este Complexo Estuarino-Lagunar abrange ainda o Município de Ilha Comprida e possui um significativo conjunto  de atributos ambientais e culturais, constituídos de cobertura vegetal original, manguezais e restingas. Caracteriza-se como uma das regiões mais preservadas do litoral brasileiro e também como um dos ecossistemas costeiros mais produtivos do mundo. Por ser uma área extremamente vulnerável, encontra-se sob jurisdição de um mosaico de Unidades de Conservação (UC). Em 1993, a região foi reconhecida como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e em 1999, recebeu o título de Patrimônio Natural da Humanidade, conferido pela UNESCO. 

Cananéia – Nosso ponto de partida. O munícípio de Cananéia é considerada por alguns o povoado mais antigo do Brasil (5 meses antes da fundação de São Vicente) mas, por falta de documentação oficial que comprove tal fato, São Vicente ainda é a cidade mais antiga. Atualmente, o Centro Histórico de Cananéia ainda preserva os estilos arquitetônicos adotados pelas primeiras casas desde o período colonial até o final do Século XIX. Lá, também faremos uma parada com pernoite em pousada e visita a cidade, que também conta com um importante porto pesqueiro.

Parque Estadual da Ilha do Cardoso – Este Parque foi criado em 1962 e conta com uma área superior a 13 mil hectares (151km2) onde são encontrados diversos tipos de vegetação da Mata Atlântica, que proporcionam uma extraordinária variedade de ambientes e de grande diversidade biológica. Suas áreas são ocupadas por comunidades caiçaras e indígenas e pela infra estrutura da implantação do Parque. A presença humana na Ilha é de ocupação de visitantes, pesquisadores e funcionários, ainda, os caiçaras, veranistas e índios da etnia guarani-mbyá, totalizando cerca de 480 pessoas. Suas comunidades estão distribuídas pelas localidades de Marujá, Enseada da Baleia, Pontal do Leste, Foles, Cambriú, Itacuruçá, Pereirinha e os diversos sítios da face lagunar.

Vila “fantasma” de Ararapira – O vilarejo é uma localidade que perde-se na história do Brasil. Inicialmente chamada de Vila São José de Ararapira, foi uma das vinte vilas fundadas pela coroa portuguesa da Capitania de São Paulo no século XVIII. Nos anos 30 do século XX a vila era habitada por cerca de 500 famílias e haviam casas de comércio e alimentos. Um motor a diesel fornecia energia. Após a abertura do Canal do Varadouro, aumentou a ação erosiva das águas que engoliram parte da vila. O regime das marés continuou “roubando” as casas e a vila foi abandonada. Seu cemitério continua sendo usado pelas comunidades da região. Sua visitação é impulsionada hoje pelas histórias fantasmas da vila. 

Canal do Varadouro – Trata-se de um canal aberto pelas mãos humanas nos anos 50, mais precisamente em 1952, com o objetivo de conectar a região lagunar de Cananéia a Baía dos Pinheiros em Paranguá pelos pescadores e mercantes da navegação de cabotagem. Foi construído, ou, escavado utilizando como leito a antiga trilha caiçara de ligação, medindo 6km de extensão, 50 metros de largura e cerca de 6 metros de profundidade. O Canal em si é artificial e seu nome deriva da expressão usada pelos pescadores da época que precisavam ” varar” a terra com suas canoas.

Ilha do Mel – Mais do que uma simples ilha, um paraíso brasileiro com características incríveis que fará você se surpreender! A ilha pertence ao município de Paranaguá, estado do Paraná e é uma área de preservação administrada pelo IAP – Instituto Ambiental do Paraná. Com 25 quilômetros de belas praias, desertas ou pouco urbanizadas, a população se distribui em pequenas vilas, como a Encantadas, Nova Brasília, Farol, Praia Grande e Fortaleza. Na ilha não é permitido nenhum tipo de veículo auto motor e de tração animal e o número de visitantes é limitado a 5.000 pessoas por dia. A locomoção pela ilha é feita por trilhas de terra e que dão a impressão de que o lugar, parou no tempo. 

ALGUNS DETALHES SOBRE A VIAGEM:

  • Áreas de Preservação
  • Remadas diárias em média 25 km
  • Pernoite em Pousada simples / Quartos Duplos
  • Pernoites em acampamentos selvagens / barracas
  • História e Cultura
  • Rodeados de imponentes florestas de Mata Atlântica. Vida selvagem abundante. 
  • Passagem por antigas vilas Caiçaras ainda resistentes
  • Passagem pelos povoados mais antigos do Brasil
  • Cruzaremos o Canal do Varadouro – Aberto pelas mãos humanas
  • Observação de aves, botos, golfinhos
  • Muita diversão

Pré requisitos:

Muito bom condicionamento físico e psicológico para ambientes inóspitos.

Curso e/ou experiência mínima em travessias – Noites em barracas

Atestado médico para atividades físicas e intensas
(principalmente aeróbica)

Treinamento físico frequente tipo funcional para desempenho aeróbico intenso

Uso de equipamentos e vestuário de boa qualidade, resistentes, leves e funcionais

Ótimo senso de humor e muita, mas muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1

02/05/21 ás 15h - Encontro do Grupo na cidade de Cananéia (SP) na Pousada Caiaque Camping para recepção e organização geral.

18h Reunião Oficial

20h: Janta (despesa pessoal). 

Dia 2

Cananéia - Ilha da Casca (18 km - 4h)

7h - Café da manhã (Incluso Pousada)

Nosso 1º dia de expedição! Ao deixar Cananéia cruzaremos uma área mais exposta até a entrada do canal, onde está a Ilha da Casca.

Lanche + Janta + Pernoite em Barracas = Acampamento Selvagem (Sem banheiro e chuveiro)

Dia 3

Ilha da Casca - Vila de Ararapira (25 km / 6h)

7h - Café da Manhã no Acampamento

9h - Deixamos o acampamento com destino a Vila "Fantasma" de Ararapira (Acampamento em Barracas + Cozinha Coberta + Banheiro + Água)   

Lanche + Janta + Pernoite Acampados 

Dia 4

Vila de Ararapira - Vila do Abacateiro  (23km / 6h) 

7h - Café da Manhã no Acampamento

9h - Deixamos uma das Vilas e vamos então, cruzar o histórico Canal do Varadouro até nosso acampamento exclusivo na Vl. do Abacateiro, onde, seremos recebidos por um pescador local em seu rancho com fogão a lenha e água potável corrente, para nos banhar, inclusive. 

Lanche + Janta + Pernoite em Barracas (Banho em cano de água)

Dia 5

Vl. Abacateiro  - Vila Guapicum (20km / 5h)

7h - Café da Manhã no Acampamento

9h - Deixamos o acampamento e logo os canais mais estreitos para cruzar uma área de maior exposição entre a Reserva do Sebuí (a nossa direita) e o PN do Superagui. Ao adentrar em novos canais, já Ilha das Peças, vamos margear sua costa até o próximo acampamento na Vl. Guapicum.  

Lanche + Janta + Pernoite em Barracas dentro ou fora de área coberta + Banheiro e Chuveiro quente + Estrutura de bar e mercearia. 

Dia 6

Vila Guapicum - Ilha do Mel "Istmo/Brasília" (24 km / 7h)

7h - Café da Manhã no Acampamento

9h - Deixamos a Vila Guapicum para remar de encontro a Ilha do Mel, nosso ponto final. Dia de remar em águas do mar! Remada com paradas, principalmente na Vila da Ilha das Peças e Fortaleza dos Prazeres. Logo, seguimos para nosso último trecho até a Praia do Istmo para encerrar nossa jornada. 

Pernoite em Quarto Compartilhado

Dia 7

Ilha do Mel - Pontal do Sul (Embarcado)

8h - Café da Manhã na cozinha do Camping. Logo, estarão liberados para curtir a Ilha até a saída da Embarcação de retorno a Pontal do Sul as 14h (Incluso). 

Fim dos Serviços - E que você tenha um retorno seguro ao seu lar repleto de ótimas recordações  🙂

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Líder brasileiro bilíngue (Português, Inglês e Espanhol) 
  • Condutor Auxiliar & Cozinheiro
  • 01 Pernoite em Hostel (quarto compartilhado) com Café da Manhã em Cananéia
  • 01 Pernoite em Hostel (quarto compartilhado) na Ilha do Mel
  • Todo Equipamento de Camping: Barracas + Isolante Térmico + Saco de Dormir
  • Todo Equipamento de Navegação – Caiaques Oceânicos + Remo + Colete + Saia e Acessórios
  • Todos os utensílios de cozinha pessoal e de grupo
  • Tenda de GRUPO: Refeitório-Cozinha / Sombra / Chuva
  • Alimentação completa e lanches durante todos os dias – Inclusive alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Translado embarcado Ilha do Mel – Paranaguá
  •  Seguro específico para atividades de aventura 

NÃO INCLUÍ:

  • Transporte ATÉ Cananéia (Início)
  • Transporte DE Pontal do Sul (Final)
  • Almoço e Janta do DIA 1 e Jantar DIA 6
  • Vestuário e equipamentos pessoais
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate/evacuação
  • Gorjetas
  • Outras despesas pessoais não especificadas

VALOR POR PESSOA:

A VISTA NO PIX OU TRANSFERÊNCIA

R$ 2445
,00
por pessoa
  •  
Melhor preço

LOJA FÍSICA PARCELADO
EM ATÉ 10X SEM JUROS

R$ 2575,00 por pessoa
  •  

PELO SITE PARCELADO
EM ATÉ 6X SEM JUROS

R$ 2575,00 por pessoa
  •  

O QUE NOSSOS CLIENTES DIZEM SOBRE ESTA EXPEDIÇÃO: