Publicado em

ALTA MONTANHA – Cerro Plata 5.964m – Mendoza – Argentina – 11 DIAS

cerro-plata

ALTA MONTANHA Cerro Plata 5.964m - – MENDOZA – ARGENTINA

Viver as emoções de uma experiência na alta montanha está mais perto do que você imagina!

O Cerro Plata está entre as melhores opções da América do Sul para se iniciar no montanhismo de altitude, devido ao baixo nível técnico da ascensão, de fácil e rápido acesso partindo da cidade base, Mendoza. Um verdadeiro campo escola de alta montanha e opção perfeita para quem quer viver uma grande experiência.

Seu cume encontra-se a 5.964m de altitude acima do nível do mar! É o pico mais alto da Cordilheira Frontal, nos Andes, sendo a 12ª montanha mais alta da província de Mendoza, na Argentina. A história dessa majestosa montanha se dá em 21 de janeiro de 1925, quando foi conquistado pelo austríaco Hans Stepanek. E foi ele também quem a subiu pela segunda vez na companhia de Francisco Peters, no dia 25 de janeiro, 4 dias depois. 

Nossa expedição possui estrutura e estratégia de aclimatação para gerar resultado positivo na investida e para que todos possam se divertir e desfrutar das belezas e prazeres do lugar. Acampamentos estruturados e equipados, alimentação rica e saborosa, equipe responsável, experiente e agradável, farão da sua jornada ser mais do que uma viagem, uma verdadeira experiência de vida.

FICHA TÉCNICA

Local

Cordilheira dos Andes
Mendoza – Argentina

Duração

11 Dias

Distância

69,3 km

Dificuldade

Física: Intenso
Técnica: Baixa

Acomodação

Hotel + Refúgio + Acampamentos Selvagens

Vagas

Mínimo: 02
Máximo : 06

Altitude Mínima

746m a.n.m.
(Mendoza)

Altitude Máxima

5.964m a.n.m.

Temp Dia

+25º a +10º C

Temp Noite

0º a -10º C

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

Alvaro Walendowsky será seu o Líder nesta jornada. Em sua primeira expedição no Plata, Alvaro conduziu com 100% de aproveitamento seus clientes ao cume, em 2020. Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições e treinamentos em montanhas, mares e rios adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos dezoito anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo (Trekking/Escalada em Rocha/Alta Montanha) e canoagem oceânica. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska / Instructor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association entre outros.

 

cerro-plata-salto

Alvaro Walendowsky

Ivo Leonardo Schmitz

IvoLéo será o auxiliar e cozinheiro desta Expedição. Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui grande interesse pela culinária e irá proporcionar aos participantes uma alimentação adequada para as atividades físicas diárias. Sempre preparando refeições com produtos frescos e saudáveis complementando com lanches, utilizando sempre que possível da culinária local.

Esteve presente na primeira expedição ao Cerro Plata em Fev/2020 acompanhando a equipe a todas as etapas, do porteamento de carga, aclimatação e conquista de cume.

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

Mendoza – ARGENTINAAo sair da sua cidade/estado de origem, você terá como destino a cidade de Mendoza (746m.a.n.m), na região de Cuyo. A cidade é o centro da região vinícola do país, famosa por seus vinhos, pela produção de oliva e seus óleos, erva mate. Suas ruas são largas e totalmente arborizadas, com edifícios  em estilo moderno e art déco. São diversas praças em torno da praça principal, a Independência, cheia de atrativos e agitada. Muitos bares, restaurantes e passeios por vinícolas, por exemplo, fazem da cidade de Mendoza um destino procurado por turistas de todo o mundo, vale a pena conhece-la! 

Vallecitos – Também chamado de “Valles del Plata” está a 79 quilômetros da cidade de Mendoza e é o centro de recreação e parque de neve mais antigo e mais próximo a cidade. Lá, existem alguns refúgios de montanha, rodeados pelos visuais dos Cerros San Bernardo, Colorado, Lomas Blancas com seus cumes acima dos 5.000 metros. Este vale é a base de partida para as montanhas do Cordón del Plata. 

Refúgio San Bernardo – Este refúgio foi o primeiro do gênero nas “saias” do Cordón del Plata. Resistiu a muitas tempestades e muitas mãos desde 1943. No ano de 2001, quando o abrigo parecia que ia desmoronar por falta de manutenção, uma história de amor o resgatou. Em 1991 o montanhista francês Michel Lanniaux que estava na Argentina em busca das montanhas mais grandiosas do mundo, incluindo o Cerro Plata, onde, na ocasião da ascensão do mesmo uma tempestade o forçou a voltar e encontrar um lugar seguro para pernoitar. “Vimos um abrigo, batemos na porta e a primeira coisa que vi foi Sandra, relatou Michel.” 

A história de Michel e Sandra começou a ser escrita ali mesmo, e sem querer o destino do abrigo também. Em 1999 o casal começou a administrar a compra do San Bernardo, mesmo sob dificuldades financeiras. “Não queremos ficar ricos com isso”. Disse Sandra. Esperamos que o refúgio possa viver e dinamizar o local dos Vallecitos, queremos cuidar do visitante para que ele fique e aproveite a montanha, para poder compartilhar nosso amor pela montanha com quem quiser conhecê-la”.

Após 17 anos de reforma para proporcionar aos visitantes os melhores benefícios de conforto, o Refúgio San Bernardo dispõe de dormitórios, cozinha compartilhada, banheiros, sala de vídeo e serviços de alimentação para quem deseja desfrutar de um lugar mágico perto de Mendoza. Hoje, o refúgio é um local de descanso para quem quer fugir da cidade e base para os montanhistas. Um lugar de calma e natureza, para desfrutar de um ar saudável e de uma montanha pura.

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REGIÃO:

  • Ambiente de montanha inóspito, selvagem, grandioso
  • Noites e madrugadas com temperaturas negativas, possibilidade congelamento, geada, neve, chuva. 
  • Dias até quentes beirando os 25º C e madrugadas geladas
  • História e Cultura
  • Muita diversão
  • Rodeados de imponentes montanhas, lagunas, glaciares, vales, animais selvagens e visuais impressionantes
  • Observação de aves de rapina como o imenso Condor e Águias
 

Pré requisitos:

Muito bom condicionamento físico e psicológico para ambientes inóspitos.

Curso e/ou experiência mínima em travessias – Noites em barracas.

Contrato de responsabilidade e aptidão física.

Treinamento físico frequente tipo funcional para desempenho aeróbico intenso.

Uso de equipamentos e vestuário de boa qualidade, resistentes, leves e funcionais.

Ótimo senso de humor e muita, mas muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

Nossa expedição ao Plata é seguindo o estilo mais puro do Montanhismo, ou seja, com autonomia, sem a utilização de recursos externos. Subindo aos acampamentos superiores diariamente para aclimatar E portear carga, transferindo peso acima a cada subida e dormindo baixo. As caminhadas pelo Vallecitos até o cume do Cerro Plata é de pouca ou quase nenhuma dificuldade técnica. Os trechos de aclimatação e porteio são curtos, o que proporciona tempo de descanso longo, com exceção do dia de ataque ao cume, é claro. 

Não subestime o poder da montanha com altitude! Esteja preparado fisicamente e psicologicamente para um grande desafio. É uma caminhada desafiadora por se tratar de um trekking de altitude e de vários dias em ar rarefeito e com o conforto de acampamento. Aclimatação é requerida, assim como, um indivíduo de corpo e mente saudáveis.

São caminhadas em trilhas de montanha, alguns trechos íngremes, de solo de pedras, algumas vezes soltas, cascalhos. Os acampamentos são montados a partir dos 3.460m (Acampamento Vega Superior) e 4.280m (Acampamento Salto). De Salto, ataca-se o cume num dia longo, intenso. 

Deve-se levar em consideração a saúde geral do indivíduo, pois, o que pode ser fácil para um, pode ser quase impossível para outro. Tudo é relativo entre forma física x experiência x idade e principalmente, o ânimo, a motivação pessoal de conquistar sua marca diária.

A região onde se localiza o Cerro Plata está sob domínio de um clima árido, onde faz muito calor e é muito seco no período do verão (Janeiro a Março). No inverno, as condições se invertem, fazendo frio e muita chuva.

O movimento das grandes massas de ar provenientes do Oceano Pacífico sofre alterações ao atravessar as montanhas da Cordilheira dos Andes e produzem fortes ventos, quentes e secos. Este fenômeno é o maior causador das grandes tormentas de vento e neve que assolam o Cordón del Plata e acabam por determinar o clima semiárido da região, com a umidade sendo toda absorvida pelas montanhas que o antecedem.  Por isso, mesmo a região sendo seca durante o verão, é comum ter nevascas nas partes mais altas da montanha e isso acontece geralmente depois das 14 horas, quando, o calor também já derreteu muita neve e sobem nuvens carregadas despejando neve com violência. 

MELHOR ÉPOCA – Por conta deste clima a época de escalada do Cordón del Plata é sem dúvida o verão, quando há menos riscos de tempestades e as temperaturas são menos frias. É comum fazer 30 graus em Mendoza em janeiro. Nos acampamentos, é possível que nessa época do ano a temperatura chegue por volta dos 20 graus durante o dia e até -10 a noite, mesmo na época mais quente do ano!

Um dos tópicos mais importantes para se ter sucesso em sua expedição além da sua boa saúde, é a sua alimentação. Seu corpo vai necessitar de muita energia durante vários dias caminhando e acampando, principalmente em ambiente frio e ar rarefeito!

Nossos cozinheiros vão preparar ótimas refeições para você no café da manhã e jantar, únicas ocasiões em que a cozinha será montada. Durante seu dia de caminhada, você deve transportar a “ração de marcha”, ou seja, a comida de sua preferência durante a atividade física. Recomenda-se beber muita água e ingerir alimentos saudáveis e energéticos a sua preferência: Frutas secas, castanhas, amêndoas, gel de carboidrato, chocolates, frutas, etc.

Em sua ficha de inscrição, você vai nos dar detalhes de sua dieta para que possamos lhe atender em relação à sua alimentação, que possa consistir de alguma restrição, por exemplo. 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1
Dia 1

AÉREO: BRASIL - ARGENTINA (Mendoza)

Translado AEROPORTO > HOTEL

Dia 2
Dia 2

MENDOZA - DIA LIVRE - ALUGUEL de EQUIPAMENTOS

  • INÍCIO dos NOSSOS SERVIÇOS
  • Assessoria no aluguel de seus equipamentos (Botas, grampões, sacos de dormir, isolantes térmicos, etc.)
  • Pernoite em Hotel
Dia 3
Dia 3

MENDOZA - VALLECITOS

  • Café da Manhã no Hotel 
  • 10h - Saída em VAN para Vallecitos
  • 12h - Previsão de chegada ao Refúgio San Bernardo 2.880m
  • Almoço PIZZA
  • 15h - Caminhada curta para aclimatar. (Distância: 2km / Ganho: 198m / Duração: 2h) 
  • Resto do dia livre
  • 18h:30min: REUNIÃO!
  • Jantar no refúgio
Dia 4
Dia 4

REFÚGIO 2.880m - VEGA SUPERIOR 3.460m - REFÚGIO

  • 8h - Café da manhã no refúgio
  • 10h - Caminhada para o Acampamento Vega Superior 3.460m - Vamos transportar parte da carga e montar acampamento e fazer aclimatação. (Distância: 7km / Ganho: 649m / Duração: 3h)
  • 16h - Previsão de chegada ao refúgio. 
  • 20h - Jantar
  • Pernoite no Refúgio
Dia 5
Dia 5

REFÚGIO 2.880m - ACAMPAMENTO VEGA SUPERIOR 3.460m

  • 8h - Café da Manhã no Refúgio 
  • 10h - Partida com o resto da carga para o Acampamento Vega Superior. (Distância: 3,8km / Ganho: 649m / Duração: 2h)
  • Pernoite em barracas
  • Jantar no Acampamento
Dia 6
Dia 6

VEGA SUPERIOR 3.460m - SALTO 4.280m - VEGA SUPERIOR

  • 7h - Café da manhã.
  • 9h - Partiremos em caminhada para aclimatar e portear carga ao Acampamento Salto 4.180m com retorno a Vega Superior. (Distância: 8,4km / Ganho: 840m / Duração: 7h)
  • Jantar no Acampamento
Dia 7
Dia 7

VEGA SUPERIOR 3.460m - ACAMPAMENTO SALTO 4.280m

  • 7h - Café da manhã
  • 10h - Partida com o restante da carga para o Acampamento Salto 4.280m. (Distância: 4,2km / Ganho: 840m / Duração: 4h)
  • Monta-se acampamento
  • Lanche
  • Descanso
  • Jantar no Acampamento
Dia 8
Dia 8

SALTO 4.280m - HOYADA 4.670m - SALTO

  • 8h - Café da Manhã
  • 10h - Caminhada de aclimatação sem carga ao Acampamento Hoyada 4.670m. (Distância: 4km / Ganho: 360m / Duração: 5h)
  • 15h - Previsão de retorno ao Acampamento Salto
  • Lanche
  • Resto do dia livre / descanso
  • Jantar no acampamento
Dia 9
Dia 9

"ATAQUE ao CUME" - SALTO 4.280m - CUME 5.964m - SALTO

  • 3h - Despertar
  • 4h - Partida rumo ao cume do Cerro Plata. (Distância Total: 7,9km / Ganho: 1.530m / Duração: 10h aproximadamente)
  • 14h - Horário LIMITE para se chegar ao cume!
  • 15h - Saída do cume e RETORNO ao Acampamento Salto. (Distância: 7,9km / Duração: 5-6h aproximadamente)
  • 20h - Jantar e descanso (Merecido)
Dia 10
Dia 10

ACAMPAMENTO SALTO - REFÚGIO - MENDOZA - HOTEL

  • 8h - Café da Manhã
  • 11h - Deixa-se o acampamento com destino ao Refúgio. (Distância: 8,5km / Duração: 4h aproximadamente)
  • A VAN estará a nossa espera para nos levar ao Hotel em Mendoza (2h de estrada)
  • 19h - Devolução dos equipamentos alugados
  • 20h - Jantar de confraternização
Dia 11
Dia 11

MENDOZA - BRASIL

  • Café da Manhã no Hotel
  • Translado para o Aeroporto e retorno ao Brasil
  • FIM dos NOSSOS SERVIÇOS

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Líder brasileiro
  • Co-Líder e Cozinheiro (A partir de 3 clientes)
  • Translado: Aeroporto Mendoza – Hotel (Chegada) > Hotel – Aeroporto Mendoza (Retorno) 
  • 03 Noites de Hotel com Café da Manhã (Quarto Duplo) em Mendoza –  Abril Hotel Boutique ***
  • Suporte em Mendoza para aluguel de seus equipamentos (Botas Duplas + grampões, sacos de dormir, isolantes térmicos, etc) 
  • Translado em Van privada: Hotel em Medonza – Vallecitos (79 km / 2h) e Retorno
  • 02 Noites no Refúgio San Bernardo com Jantar + Café da Manhã + Pizza
  • Todos os utensílios de cozinha de grupo e individual
  • Tenda de GRUPO: Cozinha / Sombra 
  • Alimentação completa e lanches durante todos os dias de trekking – Inclusive alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Barracas 4 Estações para 2-3 lugares

NÃO INCLUÍ:

  • Passagens aéreas internacionais
  • Almoços e Jantas extra em Mendoza
  • Seguro viagem
  • Vestuário
  • Aluguel de Equipamentos de Camping: Saco de Dormir + Isolante Térmico (EVA)
  • Aluguel de Equipamentos: Botas Duplas, Grampões
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate
  • Gorjetas
  • Outras despesas pessoais não especificadas
  • Devolução do $ em caso de abandono
  • Porteadores / Carregadores / Mulas

VALOR APROXIMADO:

U$ 500,00
U$ 150,00
U$   80,00

U$   80,00

U$   85,00

 

 

 

U$ 150,00 Cada animal por trecho (Do Refúgio ao Acampamento Salto)

INVESTIMENTO POR PESSOA:

2 PAX

U$ 1605,
00
por pessoa
  •  

3 PAX

U$ 1450,
00
por pessoa
  •  

4 PAX

U$ 1250,00 por pessoa
  •  

5 PAX

U$ 1150,00 por pessoa
  •  

6 PAX

U$ 1050,00 por pessoa
  •  

CONDIÇÕES para INGRESSO :

+ SINAL: Inscrição/Confirmação: …………….……………………………………………. U$    550,00

+ SALDO (Quitação até a semana anterior a viagem)

  • Podendo ser parcelado diretamente com a Casa de Aventura (em Dólares Americanos) – Consulte!
  • Fechamento de valores (Depósito/pagamento) na cotação do Dólar Turismo do dia da confirmação.
  • Por favor, nos consulte antes de realizar qualquer transação financeira!

O QUE NOSSOS CLIENTES DIZEM SOBRE ESTA EXPEDIÇÃO: