Quem Somos

A Casa de Aventura nasceu da paixão de Alvaro Walendowsky pelos esportes e atividades ao ar livre. Não lhe bastava continuar apenas a praticar, mas sim, de viver do segmento. Abrir um comércio não estavam nos planos, mas, foi encorajado e acreditado por uma grande importadora. Em junho de 2011, iniciou junto com sua esposa um pequeno comércio e passamos a revender algumas das mais importantes marcas do mercado “outdoor” dentro de casa, na sala de estar com apenas 16 m quadrados e que foi transformada em uma pequena loja, a Casa de Aventura. Em janeiro de 2016 demos mais um passo de coragem e fomos para mais próximo da comunidade, em uma sala de 64 m quadrados no centro de Brusque – SC. Em 2020 veio a pandemia e junto a isso, mais desafios. Empreendemos mais uma vez, nos mudamos e ampliamos! Hoje, uma nova loja de 116m quadrados, estacionamento próprio, mais espaço e mais novidades esperando por você.

Somos uma empresa familiar de origens e hábitos simples, mas que preza a qualidade dos produtos em questão atendendo desde um interessado em iniciar nas atividades ao ar livre e viagens até os mais exigentes clientes. Hoje o casal Álvaro e Sarita administram e atendem na  Casa de Aventura como comércio. Alvaro é Educador ao Ar Livre, Condutor e Instrutor profissional, ministra cursos de canoagem oceânica e montanhismo, preparando e dando suporte a quem o procura para viajar e expedicionar com segurança e ética ao ar livre.

Visão

Introduzir na região e aproximar de você as principais tecnologias empregadas nos melhores produtos do segmento "outdoor". Oferecendo oportunidades de conhecer, aprender e viajar através de nossas especialidades, com a segurança e acompanhamento de profissionais qualificados.

Missão

Promover a qualidade de vida através do contato direto com o meio ambiente e da prática do esporte ao ar livre, transformando as pessoas e seus sonhos em objetivos e experiências de vida.

Valores

Prezamos por revender alta qualidade em produtos para que a satisfação de nossos clientes esteja em primeiro lugar. Excelência na prestação de serviços. Nossos idealizadores, colaboradores, Condutores e Instrutores são experientes profissionais em suas áreas munidos de ética profissional como valor principal, qualificados a lhe proporcionar segurança em sua aventura com respeito ao meio ambiente e culturas por onde passamos.

Nossos Diferenciais

LIDERANÇA

Todas nossos passeios, cursos e expedições são lideradas por Alvaro Walendowsky e Ivo Leonardo Schmitz e auxiliares. Liderar e conduzir ao ar livre é um prazer natural para Alvaro, que, também fomentou essa virtude estudando liderança em escolas especializadas.

EXPERIÊNCIA & FORMAÇÃO

Nossa equipe de profissionais são praticantes ativos em suas especialidades e modalidades exercidas. Possuem longa experiência prática em grandes expedições mundo afora e certificações profissionais pelas melhores instituições do planeta.

DOMÍNIO TÉCNICO

Somos munidos de domínio técnico na prestação das atividades e modalidades as quais realizamos.

EXERCÍCIO LEGAL das PROFISSÕES

Nossos profissionais e nossa empresa, são legalmente habilitados ao exercício das profissões de Instrutor e Condutor Profissional dentro do território brasileiro. Não terceirizamos funções técnicas de nossos cursos. Assumimos responsabilidade total por nossa equipe.

GRUPOS PEQUENOS

Atendemos somente grupos pequenos por questões de segurança e minimização de riscos, atenção ao cliente, serviço exclusivo, ética de mínimo impacto ambiental e sucesso nas conquistas de objetivos.

APOIO LOGÍSTICO & ALUGUEL de EQUIPAMENTOS

Oferecemos apoio logístico e de informações a clientes e expedicionários que necessitem se preparar para expedições, organização de logística, aquisição de produtos e equipamentos. Através desse suporte, você economiza tempo e dinheiro não adquirindo itens desnecessários ou inadequados. Não queremos lhe vender o que você não vai usar!

Nossa Equipe:

Álvaro Diogo Bado Walendowsky

alvaro-walendowskyBrasileiro, nascido em 12 de julho 1979 na cidade de Brusque, Estado de Santa Catarina. O esporte e a aventura estão em sua vida desde muito cedo. Competidor de Bicicross dos 7 aos 16 anos. Aos dez anos teve suas primeiras experiências com caiaque, no mar e na época, pescar e acampar já faziam parte das suas atividades de infância.

Nos anos 2000 inicia no Mergulho Autônomo. Na canoagem participou de diversos Raftings comerciais em Santa Catarina e liderou a Equipe Insanos Rafting vencendo o Aberto de Rafting de Ibirama em 2003. Em 2004 viajou para a Nova Zelândia permanecendo no “país da aventura” por um ano. Por lá foi em busca de lindos mergulhos nas Ilhas Poor Knights e White Island. Fez os Raftings dos Rios Wairoa e Kaituna, Trekking nos vales do Monte Cook e no glaciar Franz Joseph, também, teve o primeiro contato com o Snowboard. Estudou inglês, viajou de norte a sul trabalhando ao ar livre em fazendas de frutas, como auxiliar de pedreiro em ancoradouros de grande porte e como pescador embarcado na pesca do atum, no Pacífico Sul. Conheceu e experimentou novas modalidades como o paraquedismo e Parabungy e aperfeiçoou suas habilidades esportivas e o inglês, como sua segunda língua.

De volta ao Brasil, iniciou sua busca pela profissionalização e ganho de experiência em resgates, canoagem, escalada e montanhismo. Fez três temporadas de Snowboard na América do Sul (Chile 2008/2009 e Argentina 2010). Expedições cada vez mais desafiadoras são de sua preferência. Alvaro valoriza o processo de uma expedição e seu contexto geral, suas belezas e principalmente cultural, não somente seu objetivo final.

Na CANOAGEM de EXPEDIÇÃO destacam-se suas expedições como a descida do Rio Cristalino no MT (300km/7 dias/2009) com Toni Ossi. Sozinho fez a circunavegação da Ilha de Santa Catarina (140km/4 dias/2011), Acompanhado do chileno Juan Zuazo, remaram do Rio Exploradores a Laguna Glaciar San Rafael e Retorno (280km/9dias/2011). Peruíbe SP – Paranaguá PR (240km/7 dias/2017), Cananéia SP – Penha SC (240km/7 dias/2018) e diversas outras pela costa catarinense, seu campo de treinamento. No Alaska em 2013 realizou sua mais longa expedição ao cruzar o Golfo do Alaska de Whitier a Port Valdez em caiaques oceânicos e nas Montanhas Chugach, numa só expedição, totalizando trinta dias de viagem sob a luz do sol do verão do Hemisfério Norte. No Chile cruzou duas vezes os Fiordes da Patagônia (2009/2014).  Na Argentina, Alvaro, Sarita e Pablo Passera remaram com as baleias Franca na Península Valdes (5 dias/2014). Lago Titicaca (3.810m.a.n.m.) realizou uma circumnavegação solitária de 400km / 12 dias entre dois países, Peru e Bolívia (19-31/07/2019). No inverno de 2020, Alvaro e Jean Tim cruzaram as Lagoas Mirim, Canal S. Gonsalo e Lagoa dos Patos (RS), num total de 535km/22 Dias de expedição. Em 2022 foi a vez de conhecer remando as entranhas dos Lençóis Maranhenses pelo Rio Alegre (63km/4 Dias). 

Na ESCALADA, TREKKING e MONTANHISMO – As primeiras caminhadas aconteceram na Serra Geral, em SC no ano de 2002. Depois, os cursos de Escalada Esportiva, Tradicional e Gelo. Dezenas de pequenas expedições e escaladas em rocha em SC, PR e RJ. No Peru, de forma autônoma fez o Trekking de altitude Huayhuash (100km/10 dias/2015). Escaladas tradicionais como o Capacete no RJ (Via El Kabong 450m e CERJ 400m/2017). Em 2015, 17 e 18 escalou as seguintes montanhas na Cordilheira Blanca(Peru): Ishinca 5.530m (2x), Urus 5.423m, Tocllaraju 6.032, Vallunaraju 5.683m, Copa 6.022m (Tentativa), Yanapaccha 5.460m, Mateo 5.150m. Em 2020 o Cerro Plata 5.964m e a Travessia da Maior Praia do Mundo (Cassino-Chuí) 230km/8 dias. Em 2021, foi a vez dos Vulcões Illiniza Norte 5.126m, Tungurahua 5.023m, Rucu Pichincha 4.784m e Cayambe 5.790m, no Equador. No ano de 2022, retornou ao Trekking Huayhuash conduzindo seu grupo e escalou o Nevado Chopicalqui 6.354m na companhia de amigos equatorianos.      

Atualmente ministra cursos e lidera expedições em Caiaques Oceânicos, Trekking e Montanhismo de Altitude no sul do Brasil, Perú e Argentina. Seu conhecimento é proveniente de experiências e treinamentos no Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Estados Unidos, Peru, Bolívia e Equador durante os últimos vinte anos. 

Alvaro é Certificado e Preparado para atender seus clientes e para conduzir desde um passeio, até expedições de longa duração por mar e terra.

Principais certificações:

PROGRESSÃO EM GLACIAR E ESCALADA EM GELO

por Percy Dextre
(Guia AGMP/UIAGM) - CORD. BLANCA / PERU

OUTDOOR EDUCATOR BACKPACKING & SEA KAYAK

NOLS Alaska – EUA

LEAVE NO TRACE MASTER EDUCATOR

NOLS Alaska – EUA

OPEN WATER COASTAL KAYAK INSTRUCTOR LEVEL 4 – ACA

por Christian Fuchs
(ACA IT)

ESCALADA EM ROCHA ESPORTIVA E TRADICIONAL

por Daniel Fernandes
(Guia AGUIPERJ)

ELEMENTOS AVANÇADOS em CANOAS CANADENSES – ACA Level 3

por Antonio Carlos Osse

MERGULHADOR AVANÇADO

PADI International

OPERADOR DE EMBARCAÇÃO DE RESGATE NA ZONA DE IMPACTO

por Marcelo Ulysséa

FOTÓGRAFIA ESPORTIVA E SURF

por Sebastian Rojas

PRIMEIROS SOCORROS EM ÁREAS REMOTAS / ASHI

por Marcos Padilha

Álvaro Walendowsky conta com o importante APOIO de:

Sarita W. F. Walendowsky

Nascida em Brusque / SC em 11.02.1979, é apaixonada pelo mar e pela montanha! Praticante de atividades ao ar livre desde 2012, sempre teve uma alma aventureira e um coração peregrino. Sua paixão pela aventura já a levou para a Península Valdes – ARG remar com as Baleias Francas, teve sua primeira experiência na altitude na Cordilheira Blanca – Peru em um trekking fantástico na Laguna Paron e diversos Trekkings pela região Sul do Brasil. Em 2022 remou com Alvaro o Rio Alegre, nos Lençóis Maranhenses por 63km em 4 dias. O que mais a encanta em suas viagens é a cultura de cada lugar!

Como designer trabalhou por 20 anos na área e trocou seu emprego “estável” para viver da sua paixão: Empreender e motivar pessoas a terem mais qualidade de vida através de atividades Outdoor.  Hoje administra a CASA de AVENTURA e dá suporte necessário à equipe de campo sem ter abandonado por completo a profissão, pois é ela quem cuida do visual gráfico da empresa.

Principais certificações:

CURSO BÁSICO DE ESCALADA

por Daniel Fernandes (Guia AGUIPERJ)​

ACA LEVEL 2 ESSENTIALS OF KAYAK TOURING

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

CURSO INICIAÇÃO E INTRODUÇÃO AO MONTANHISMO & HABILIDADES AO AR LIVRE

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

IvoLéo – Ivo Leonardo Schmitz

Natural de Brusque/SC é amante dos esportes de natureza, montanhista, peregrino, remador, utiliza a bicicleta para mobilidade e viajar. Já conheceu muitos lugares e culturas pelo mundo, percorrendo grande parte do estado de Santa Catarina. 

É voluntário e um dos diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil realizando trabalhos e apresentações sobre cicloturismo em eventos Seminários, Bicicultura, e internacionais como no Velocity Rio. Colaborando também na produção de conteúdo para cicloturismo e trabalhando ele como ferramenta para o desenvolvimento do ecoturismo e mobilidade urbana.

Atualmente Diretor Presidente da ASSEPAVI – Associação de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí, atuando no relacionamento com as entidades públicas e privadas, coordenando os projetos Bicicletas nos Planos e o Grupo de Apoio para Resgates em Áreas de Montanha.

Membro da Diretoria e Coordenador de Comunicação da FEMESC (Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina) possui grande relacionamento com as Unidades de Conservação Federais e Estaduais em Santa Catarina, batalhando para a preservação do meio ambiente, desenvolvimento de atividades turísticas e livre acesso ao montanhistas. 

Voluntário do Projeto Caminho da Mata Atlântica, uma trilha de longo Curso de vai interligar os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com o objetivo de estimular a prática do montanhismo, de fortalecer o turismo e a base comunitária a estimular a preservação do Meio Ambiente. Membro da Comissão Geral do Projeto, atua nos relacionamos com o poder público, realizando palestras, capacitações e divulgação do projeto por todo o Brasil.

Principais certificações:

PRIMEIROS SOCORROS EM ÁREAS REMOTAS / ASHI

Por Marcos Padilha

EMERGENCY FIRST RESPONSE / PADI

por Pablo L. L. Jimenez (Hy Brazil Diver's Club)

DECAL - Desenvolvimento de Condutor ao Ar Livre

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

ACA LEVEL 2 ESSENTIALS OF KAYAK TOURING

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

ACA LEVEL 3 COSTAL KAYAK BASIC STROKES & RESCUE

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

ACA LEVEL 4 OPEN WATER COASTAL KAYAKING

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

ACA LEVEL 4 OPEN WATER SURF ZONE

por Álvaro Walendowsky (Casa de Aventura)

Júlio César Zuelow

Começou na canoagem em 1998 na modalidade pouco conhecida, o Kayak  Pólo, participando de campeonatos estaduais, nacionais e também representando o Brasil no Mundial de Kayak polo em 2002 na cidade de Essen na Alemanha como atleta da Seleção Brasileira de Kayak polo Sub21. Ativo na canoagem em diversas modalidades, onde coleciona títulos na Canoagem Velocidade, Slalon, Kayak Polo, Kayak Creek e Canoagem Maratona. Também, desde 2001 atua como Instrutor de Rafting onde trabalhou profissionalmente por mais de 10 anos.

Sua paixão como Instrutor veio desde muito cedo, onde ministrou aulas no Clube de Canoagem de Blumenau. Porém, foi mesmo pelos rios que sua paixão aumentou. “Estar em meio a natureza é onde mais gosto de me dedicar. É onde me especializo em cursos e troco experiências com diversos remadores do Brasil e do exterior”. Hoje, Júlio é proprietário da Xtreme Bag’s – empresa que desenvolve e fabrica produtos para diversos esportes de aventura e principalmente a canoagem.

Conheci vários rios pelo Brasil e América do Sul, desde o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso e ainda, com experiências na Argentina e Paraguai, este último, foi convidado a abrir novos rios na companhia de três amigos.

Júlio foi aluno do primeiro curso em Santa Catarina do Rescue 3 – Curso de Resgate em Aguas Brancas muito conceituado na Europa e Estados Unidos e atualmente no Brasil, onde muitas corporações dos bombeiros já o utilizam em suas capacitações. Ainda, outros diversos treinamentos em Primeiros Socorros. Hoje, membro da  ACA – American Canoe Association, onde se formou Instrutor de Águas Brancas Nível 4. 

“Já são mais de 22 anos de muita bagagem, diversas viagens, vários rios, diversos sorrisos e perrengues no qual acredito poder passar um pouco do conhecimento adquirido ao longo deste anos e espero encontra-los na água”. 

Principais certificações:

PRIMEIROS SOCORROS
WHITEWATER KAYAK INSTRUCTOR LEVEL 4 – ACA

por Fábio Raimo Oliveira
(ACA IT)

WHITEWATER RESCUE 3 International