Publicado em

TREKKING – Circuito Cânion Espraiado Borda Sul – 2 DIAS – 25km

trekking-canion-espraiado-urubici-capa

TREKKING Circuito Cânion Espraiado Borda Sul

O Trekking pela Borda Sul do Cânion do Espraiado trata-se de uma caminhada típica das serras do sul do Brasil e ainda é um dos lugares mais selvagens da Serra Geral. Seu destino inicial é Urubici, cidade serrana catarinense que atrai visitantes do mundo inteiro. Caminhando, você irá percorrer um trecho muito pouco utilizado pelo uso comum. Aproveite este roteiro para vivenciar de uma expedição genuína enquanto essas áreas selvagens ainda existirem na companhia de excelentes profissionais.

Nosso roteiro segue margeando a borda da Serra e cruzando pequenos trechos de florestas densas. Os visuais são espetaculares. A ideia inicial é montar acampamento nas proximidades do Cânion do Espraiado e curtir o restante do dia e da noite em descanso e confraternização entre o grupo. De fronte ao nosso acampamento despenca uma imensa cachoeira de uma altura de aproximados cem metros, a Cachoeira do Espraiado!

IMPORTANTE que você tenha o conhecimento de que: a rota em questão NÃO é o acesso tradicional por estrada e NÃO temos como objetivo ir à fazenda onde uma multidão se concentra. Sendo assim, você fará uma caminhada sensacional por trechos ainda selvagens na região. Por se tratar de uma propriedade privada, é necessário autorização do proprietário, concedida a nós da Casa de Aventura, pois, trabalhamos dentro de princípios éticos do uso autorizado de terras privadas e seguimos princípios de mínimo impacto ambiental. 

“SERVIÇO SEMANAL” – Se você quer ir a Serra Geral / Cânion Espraiado em dias úteis, venha conosco para esta mesma expedição em DIAS de SEMANA e tenha a EXCLUSIVIDADE e o PRAZER de estar nas montanhas do Sul do Brasil SOZINHO por lá! Entre em contato e agendamos a saída com você. a 

 

FICHA TÉCNICA

Local

Vale do Rio Canoas

Duração

02 Dias / 01 Noite

Distância

25 km

Dificuldade

Técnica: Fácil-Moderada Física: Moderada

Acomodação

01 Noite em Acampamento

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

trekking-canion-espraiado-urubici

Alvaro Walendowsky

Alvaro Walendowsky será o Líder desta jornada. Alvaro conhece toda a região desde 2002. E desde então, já se somam mais de 60 roteiros de Trekking dirigidos por ele neste trecho. Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições em montanhas, mares e rios, treinamentos e certificações adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos dezoito anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo (Trekking / Escalada em Rocha / Alta Montanha) e canoagem oceânica. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska / Curso de Escalada em Gelo e Progressão em Glaciar / Instructor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association entre outros.

Suas primeiras caminhadas aconteceram na Serra Geral de Santa Catarina, exatamente neste trecho do Cânion do Espraiado, no ano de 2002. Depois, veio os cursos de Escalada Esportiva, Tradicional e Gelo. Viagens e dezenas de escaladas em rocha nos estados de SC, PR, e RJ. No Peru realizou de forma autônoma o Trekking Huayhuash em 2015. Escaladas tradicionais como o Capacete no RJ (Via El Kabong e CERJ em 2017. Em 2015/17/18 escalou na Cordilheira Blanca, Peru os Nevados Ishinca 5.530m 2x / Urus 5.423m / Tocllaraju 6.032, Vallunaraju 5.683m / Copa 6.022m (Tentativa), Yanapaccha 5.460m / Mateo 5.150m e em 2020, o Cerro Plata 5.964m. 

 

Ivo Leonardo Schmitz será o auxiliar e cozinheiro desta Expedição. Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui grande interesse pela culinária e irá proporcionar aos participantes uma alimentação adequada para as atividades físicas diárias. Sempre preparando refeições com produtos frescos e saudáveis complementando com lanches, utilizando sempre que possível da culinária local.

Membro da Diretoria e Coordenador de Comunicação da FEMESC – Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina e possui grande relacionamento com as Unidades de Conservação Federais e Estaduais no estado, batalhando em prol da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento de atividades turísticas e livre acesso aos montanhistas. 

Atualmente também é Diretor Presidente da ASSEPAVI – Ass. de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí e Voluntário do Projeto CMA – Caminho da Mata Atlântica. Uma trilha de longo curso que vai interligar os estados do RJ, SP, PR, SC e RS com o objetivo de estimular a pratica do montanhismo, de fortalecer o turismo e a base comunitária a estimular a preservação do Meio Ambiente. 

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

UrubiciA região de Urubici é um lugar como poucos no Brasil. Uma terra presenteada pela natureza e dotada de fenômenos naturais que só se vê por lá, como por exemplo, as mais baixas temperaturas do país, fortes geadas e também, a neve! O município de Urubici está 918m.a.n.m. e por um de seus principais pontos turísticos, o Morro da Igreja com 1.822m se torna o povoado mais alto do Brasil, tendo como plano de fundo as belas paisagens serranas do planalto catarinense.

Serra Geral de Santa Catarina – Uma formação rochosa que se origina no Paraguay, se estendendo pelos países vizinhos Uruguai e Argentina e faz um corte em diagonal até o estado do PR. Esta Serra divide o litoral catarinense do oeste do estado e corta também, em sentindo diagonal o estado do Rio Grande do Sul. As Serras catarinense e gaúcha são partes integrantes dessa cadeia montanhosa repleta de formações originadas a partir de intensas atividades vulcânicas que ocorreram há milhões de anos. Destas atividades, teria origem o Planalto Sul-Brasileiro, de vegetação heterogênea e palco de diversas nascentes de rios cristalinos, como o Canoas. Há mais de 60 cânions em todo seu terreno, destacando-se os gaúchos Malacara e Fortaleza e é claro, o Espraiado.  

Vale do Rio Canoas (950m.a.n.m.) – Nosso ponto de encontro e local de partida desta fascinante caminhada será às margens do Rio Canoas (990 m.a.n.m.), importante rio que corta um belo vale de araucárias nos confins de Urubici, um lugar esplêndido, com paisagens incríveis. Lugar escolhido, inclusive, para filmagens do comercial do perfume Davidoff Adventure, com o ator escocês Ewan McGreggor, elegido uma das melhores estrelas do cinema de 1997 – veja comercial em https://www.youtube.com/watch?v=Np7ZkC8vW3U – A partir dali, se dá início nossa caminhada por estrada vale adentro rumo às bordas da Serra Geral a cerca de 1.460 m.a.n.m.

 

Cânion do Espraiado 1.877m – Um vale vale profundo de encostas íngremes e verticais tornam o Cânion do Espraiado, ao sul do Campo dos Padres, um dos lugares naturais mais bonitos do Brasil! Trecho da Serra Geral que vem sendo indicada para vir a se tornar um novo Parque Nacional catarinense. Devido a sua magnífica formação escarpada e a sua cachoeira principal com cerca de 90 metros de queda, o Espraiado é sem dúvida um dos principais atrativos de Urubici e o destino mais procurado pelos amantes das caminhadas em lugares de grande beleza cênica. Lugar que conserva alguns bosques e florestas de araucárias e rica e variada fauna ainda presente, com destaque para a “casa do Puma”, também conhecido como Leão Baio ou Puma Americano/Concolor.

Pré requisitos:

BOM Condicionamento físico

Experiência mínima em trilhas e acampamentos são bem vindos

ASSINATURA da Ficha de Inscrição & Termo de Conhecimento de Risco (Enviado por e-mail)

Indivíduo SAUDÁVEL para desempenho aeróbico intenso

VESTUÁRIO de boa qualidade!

Ótimo SENSO de HUMOR e muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

Nossa jornada de expedição será de forma autônoma, ou seja, transportando toda nossa alimentação e equipamentos durante a caminhada em formato de circuito. Temos como objetivo se divertir e conhecer as belezas da Serra caminhando. 

A caminhada não é pesada. São aproximadamente 5 a 6 horas desde o início até nosso ponto de acampamento, o Cãnion, com paradas para descanso, fotos e contemplação dos lindos visuais.  É de extrema importância que você venha bem preparado com o uso de bons vestuários para encarar o clima da região. 

Para concluir todo o circuito, você deve levar em consideração a saúde geral do indivíduo, pois, o que pode ser fácil para um, pode ser quase impossível para outro. Tudo é relativo entre forma física x experiência x idade e principalmente, o ânimo, a motivação pessoal de conquistar sua marca diária. Sim, você pode!

O clima na região do Cânion do Espraiado (Centro-Sul do Brasil), é caracterizado como “Clima Temperado” com suas as temperaturas podendo variar de -12ºC até 36ºC e sua pluviosidade varia entre 1500 e 2000 mm anuais. 

A procura pelas ascensões nas montanhas de serras brasileiras predomina nos meses mais frios, final de outono, inverno e início da primavera. Razão dessa ocorrência é justamente a dinâmica climática da região, que apresenta os maiores níveis de precipitação nos meses de verão e primavera. O inverno é o período mais seco e com as mais baixas temperaturas, a denominada “temporada de montanha”! 

E é nesse período que abrimos nossos serviços na região, entre os meses de maio a setembro.

Um dos tópicos mais importantes para se ter sucesso em sua expedição além da sua boa saúde, é a sua alimentação. Seu corpo vai necessitar de muita energia durante dias caminhando. 

Nosso time de profissionais conta com um auxiliar “expert” em cozinha de expedição. Ele, irá preparar ótimas refeições para você no café da manhã e jantar, únicas ocasiões em que a cozinha de campo será montada (não espere por “almoço” durante o dia). Neste caso, durante o período de caminhada, você vai se alimentar de outras opções, chamamos de “ração de marcha”.

A “ração de marcha”, nada mais é do que a comida de sua preferência durante a atividade física. Recomenda-se beber muita água e ingerir alimentos saudáveis e energéticos à sua preferência. Frutas secas, castanhas, amêndoas, barras de cereal ou proteína, chocolates, frutas, etc. Resumindo: ENERGIA!

Em sua ficha de inscrição, você vai nos dar detalhes de sua dieta para que possamos lhe atender em relação à alimentação. Seja uma pessoa com intolerâncias a alguns alimentos, por exemplo: Glúten, carne, etc… 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 1
Dia 1

VALE do RIO CANOAS - BORDA DA SERRA - CÂNION ESPRAIADO

8h – Encontro de TODO o GRUPO em frente a Chácara Quintal do Canoas Orgânicos para organização geral - "Início dos Nossos Serviços"

9h 30min – Início da caminhada rumo à Borda da Serra Geral - Borda Sul do Cânion Espraiado - Até o ponto de acampamento oficial - Cerca de 5 a 6h de caminhada com paradas durante o trajeto em terreno diversificado: pedras, lama, mata fechada, campo aberto. 

15-16h – Previsão de chegada ao Acampamento – Baixa-se acampamento - Lanche pré janta / jantar e descanso.

Dia 2
Dia 2

CÂNION ESPRAIADO - VALE do RIO CANOAS

7h – Café da Manhã – Levantar acampamento.

10h – Partida de retorno descendo o Vale do Rio Canoas – Serão cerca de 4 a 5 horas de caminhada até o  ponto inicial de onde partimos. 

15h - Previsão de chegada - "Fim dos nossos serviços"

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Condutor (Líder de grupo)
  • Auxiliar/Cozinheiro
  • Permissão de acesso ás áreas privadas
  • Todo Equipamento de Camping: Barracas 2P + Isolante Térmico + Saco de Dormir
  • Todos os utensílios de cozinha pessoal e de grupo
  • Tenda de GRUPO: Cozinha / Sombra / Chuva
  • Alimentação: 02 Cafés da Manhã + 01 Lanche Quente “pré janta” + 01 Jantar – Alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Seguro específico para atividades de aventura
  • Equipamentos de Segurança: Primeiros Socorros / Rádio VHF Rastreador Via Satélite SPOT 

NÃO INCLUI:

  • Transporte até o local
  • Almoços e Jantas extra mencionado no programa (Sua “ração de marcha”)
  • Vestuário e equipamentos pessoais
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate
  • Outras despesas pessoais não especificadas

INVESTIMENTO POR PESSOA: R$ 555,00

O QUE NOSSOS CLIENTES COMENTAM: