Publicado em

TREKKING – Circuito 3+ (Caratuva & Pico Paraná & Itapiroca) – 3 DIAS

trekking-pico-parana

TREKKING Circuito 3+ (Pico Caratuva & Pico Paraná & Pico Itapiroca) - 3 Dias / 2 Noites

Este programa é muito legal! Uma expedição de Trekking em formato de circuito pelos três mais altos cumes da Serra do Ibitiraquire e entre eles, estão os dois mais altos do Sul do Brasil: O Pico Caratuva 1.860m, o Pico Paraná 1.877m e o Pico itapiroca 1.805m. 

Esta linda jornada pelas mais altas montanhas do Sul do Brasil é liderada pela equipe de profissionais da Casa de Aventura que lhe oferecem suporte especializado, estrutura completa de camping e cozinha e é claro, segurança! São três dias de caminhada, três cumes, florestas densas, acampamentos selvagens e visuais lindos! 

Sempre é bom lembrar que a área caracterizada como área de preservação, assim todo cuidado é pouco. E lembre-se de seguir todas as regras de visitação e de mínimo impacto ambiental. Nossos condutores são profissionais nesta área e ótima companhia para você.

Esta, não é uma caminhada a ser subestimada. Venha pronto para dias intensos, prepare-se! As trilhas e ascensões aos cumes são íngremes e lentas. NÃO é uma caminhada fácil, exige muito do preparo físico, alguma agilidade e muita paciência. Sua ascensão também exigirá um mínimo de experiência nos trechos mais expostos, onde há sucessões de escadaria, mata densa e “vias ferratas” – caminhos rochosos equipados com escadas, cabos de aço, pitons, etc. 

“SERVIÇO SEMANAL” – Se você quer ir ao complexo do Pico Paraná sem a multidão que invade o local aos fins de semana, venha conosco para esta mesma expedição em DIAS de SEMANA e tenha a EXCLUSIVIDADE e o PRAZER de estar nas montanhas mais altas do Sul do Brasil sem a baderna e invasão dos finais de semana com a imensa possibilidade de estar SOZINHO por lá! Entre em contato.

 

FICHA TÉCNICA

Local

Fazenda Pico Paraná (Campina Gde do Sul)

Duração

03 Dias / 02 Noites

Distância

18 km "Aproximadamente"

Dificuldade

Técnica: Moderada Física: Moderada - Alta

Acomodação

02 Noites em Acampamento

CONHEÇA QUEM IRÁ LHE CONDUZIR:

pico-parana-guia

Alvaro Walendowsky

Alvaro Walendowsky será o Líder desta Expedição. Alvaro conhece toda a região, é claro. São mais de uma dezena de grupos conduzidos sob sua responsabilidade ao complexo do Pico Paraná e em todos, levou seus clientes ao cume. Sua experiência e conhecimento são provenientes de expedições em montanhas, mares e rios, treinamentos e certificações adquiridas pelo Brasil, Nova Zelândia, Chile, Argentina, Alaska nos Estados Unidos, Peru e Bolívia durante os últimos dezoito anos. Suas habilidades se distinguem entre o montanhismo (Trekking / Escalada em Rocha / Alta Montanha) e canoagem oceânica. É certificado Outdoor Educator & Leave No Trace Master Educator pela NOLS Alaska / Curso de Escalada em Gelo e Progressão em Glaciar / Instructor Open Water Coastal Kayak Level 4 pela ACA – American Canoe Association entre outros.

Suas primeiras caminhadas aconteceram na Serra Geral de Santa Catarina no ano de 2002. Depois, veio os cursos de Escalada Esportiva, Tradicional e Gelo. Dezenas de escaladas em rocha nos estados de SC, PR, e RJ. No Peru realizou de forma autônoma o Trekking Huayhuash em 2015. Escaladas tradicionais como o Capacete no RJ (Via El Kabong e CERJ em 2017. Em 2015/17/18 escalou na Cordilheira Blanca, Peru os Nevados Ishinca 5.530m 2x / Urus 5.423m / Tocllaraju 6.032, Vallunaraju 5.683m / Copa 6.022m (Tentativa), Yanapaccha 5.460m / Mateo 5.150m e em 2020, o Cerro Plata 5.964m. 

 

Ivo Leonardo Schmitz será o auxiliar e cozinheiro desta Expedição. Amante e praticante de diversos esportes ao ar livre, possui grande interesse pela culinária e irá proporcionar aos participantes uma alimentação adequada para as atividades físicas diárias. Sempre preparando refeições com produtos frescos e saudáveis complementando com lanches, utilizando sempre que possível da culinária local.

Membro da Diretoria e Coordenador de Comunicação da FEMESC – Federação de Escalada e Montanhismo do Estado de Santa Catarina e possui grande relacionamento com as Unidades de Conservação Federais e Estaduais no estado, batalhando em prol da preservação do meio ambiente, do desenvolvimento de atividades turísticas e livre acesso aos montanhistas. 

Atualmente também é Diretor Presidente da ASSEPAVI – Ass. de Ecoturismo, Preservação e Aventura do Vale do Itajaí e Voluntário do Projeto CMA – Caminho da Mata Atlântica. Uma trilha de longo curso que vai interligar os estados do RJ, SP, PR, SC e RS com o objetivo de estimular a pratica do montanhismo, de fortalecer o turismo e a base comunitária a estimular a preservação do Meio Ambiente. 

SAIBA PARA ONDE VOCÊ ESTÁ INDO:

Serra do Ibitiraquire – É uma serra no estado do Paraná, situada entre os municípios de Antonina e Campina Grande do Sul, cerca de 40 quilômetros da capital paranaense, Curitiba. Seu nome vem do Tupi Guarani, significando “Serra Verde”. Lá, estão a maioria das montanhas mais altas do sul do país.

Fazenda Pico Paraná – Onde tudo se inicia. A Fazenda Pico Paraná possui infra estrutura básica para atendimento aos montanhistas que vão ao local. A Casa de Apoio ao Montanhista em questão, coloca ao seu dispor: Área de camping + 01 banheiro com chuveiro quente + Cozinha com pia, fogão a gás e fogão a lenha + Áreas de fogueira + Estacionamento + Churrasqueira Móvel + Lanchonete. 

A Casa de Apoio é também o ponto de encontro dos montanhistas e aventureiros da região, que não raro, marcam novas aventuras e contas as antigas, em rodas de amigos, onde, o assunto não poderia deixar de ser, as montanhas!

 

 

Pico Caratuva 1.850m – É a segunda mais alta montanha da região Sul do Brasil. Sua vegetação é composta em quase sua totalidade por Floresta Ombrófila Densa Montana e Alto-montana e de refúgios ecológicos. Diferencia-se das outras montanhas próximas pela presença das antenas de rádio amador em seu cume, as quais podem ser vistas de longe. A subida ao cume levará cerca de 4 a 5 horas. Atravessaremos paisagens lindas pela Floresta Atlântica, passando por riachos, bromélias e caraguatás. No seu cume a vegetação característica da região é a Caratuva – uma espécie de bambú anão de altitude e que dá o nome a esta montanha. Uma planta agradável ao toque e de rara beleza. Do alto do Caratuva é possível avistar ao Leste o conjunto Ibeteruçú, onde, localiza-se o Pico Paraná, o litoral paranaense e destaque para a Baía de Antonina. A Oeste, a represa de Capivari. Ao Norte o Taipabuçú e o Ferraria. Já na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Itapiroca em primeiro plano, logo, o Tucum e Camapuam e ainda, ao longe, o imponente Ciririca. Mais distante, se avistam as montanhas das serras da Graciosa, Baitaca e do Marumbi.

Pico Paraná 1.877m – Uma montanha esplendorosa e de formação rochosa de Granito e Gnaisse. Sua descoberta foi através das incursões do pesquisador alemão Reinhard Maack. Entre 1940 e 1941, Maack efetuou outras diversas investidas à Serra do Ibitiraquire com o objetivo de obter medições e anotações sobre a fauna e a geomorfologia da região. Naquela época, ele registrou que o cume do “PP” teria 1.922 metros de altitude, sendo, a partir desse momento a mais alta montanha do Paraná e da região Sul do Brasil. Antes disso, a montanha mais alta do estado do Paraná era o Monte Olimpo. Maack juntamente com os alpinistas Rudolf Stamm e Alfred Mysing e com o auxílio de tropeiros da região, partiram em 28 de junho de 1941 com o objetivo de conquistar o cume da montanha. Stamm e Mysing conseguiram o intento em 13 de julho de 1941. Em 1922 a altitude do Pico Paraná foi aferida em 1.877.392 metros através do GPS – Sistema de Posicionamento Global por três equipes da Universidade Federal do Paraná, coordenadas pelo Professor Paulo césar Lopes Kreeling, do Curso de Pós graduação em Ciências Geodésicas. Esta medida é adotada oficialmente até os dias de hoje.

Pico Itapiroca 1.805m – É a quinta montanha em altitude desta região. Sua aproximação se dá pela principal trilha do complexo. O ataque ao itapiroca se dará no último dia após deixar o Pico Paraná. Esta é a ascensão mais curta e rápida entre todas as anteriores e se faz a partir da trilha principal. Do alto de seu cume é possível avistar praticamente toda a Serra do Ibitiraquire, onde, localiza-se o Pico Paraná. A Oeste a represa do Capivari, ao Norte o pico Caratuva e na porção Sul/Sudeste/Sudoeste destacam-se o Tucum, Camapuã e ao longe o imponente Ciririca com suas placas que se tornam reluzentes ao sol do amanhecer. Mais longe avistam-se as montanhas da Graciosa, Baitaca e o Marumbi.  

Pré requisitos:

BOM Condicionamento físico

Experiência mínima em trilhas e acampamentos são bem vindos

ASSINATURA da Ficha de Inscrição & Termo de Conhecimento de Risco (Enviado por e-mail)

Indivíduo SAUDÁVEL para desempenho aeróbico intenso

VESTUÁRIO de boa qualidade!

Ótimo SENSO de HUMOR e muita disposição!

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA EXPEDIÇÃO:

PROGRAMAÇÃO:

O QUE ESTÁ INCLUSO:

  • Condutor (Líder de grupo)
  • Auxiliar/Cozinheiro
  • Entrada do Parque Fazenda Pico Paraná / Estacionamento
  • Todo Equipamento de Camping: Barracas 2P + Isolante Térmico + Saco de Dormir
  • Todos os utensílios de cozinha pessoal e de grupo
  • Tenda de GRUPO: Cozinha / Sombra / Chuva
  • Alimentação: 02 Cafés da Manhã + 02 Lanches Quentes “pré janta” + 02 Jantas – Alimentação especial para vegetarianos, intolerantes a glúten, lactose e dietas especiais (Neste caso você irá informar suas necessidades na inscrição)
  • Kit primeiro socorros para atendimento básico de emergência
  • Seguro específico para atividades de aventura
  • Equipamentos de Segurança: Primeiros Socorros / Rádio VHF Rastreador Via Satélite SPOT 

NÃO INCLUÍ:

  • Transporte até o local
  • Almoços e Jantas extra mencionado no programa (Sua “ração de marcha”)
  • Vestuário e equipamentos pessoais
  • Outras despesas pessoais (Lavanderia, bebidas, etc.)
  • Tratamento Médico
  • Qualquer custo de resgate
  • Gorjetas
  • Outras despesas pessoais não especificadas

O QUE NOSSOS CLIENTES FALAM: